top of page

Alunos de escola de Jandira lançam livro




O livro foi publicado pelos alunos da EMEB Alegria de Viver, a partir do programa Super Autor

Imagine uma criança de 4 ou 5 anos tendo a oportunidade de construir sua primeira obra literária. O que parece distante para a maioria das pessoas, tornou-se realidade para os alunos da Escola Municipal de Jandira, Alegria de Viver, conforme detalharemos nesta matéria.

Na última sexta-feira (25), ocorreu uma cerimônia de autógrafos na Escola Dimas Jordão, celebrando a publicação de um livro autoral por aluno, a partir da parceria com o Programa Super Autor. A ação em questão teve como foco um trabalho coletivo entre toda a comunidade escolar, tanto no contexto educacional quanto no contexto familiar, resultando em um produto físico satisfatório para todos os envolvidos.

O projeto contou com o suporte da gestão escolar da diretora Adriana Nunes, e a coordenação de Josefa Eliane, além do apoio da Secretaria de Educação, que tem investido em atividades como essa, visando incentivar as escolas a desenvolverem a capacidade de escrita dos alunos, além de encorajar o gosto pela leitura desde a infância.

As turmas envolvidas no projeto incluíram o Pré I e II, do qual dois alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) também participaram e desenvolveram seus livros, assim como os demais. Algumas das temáticas pensadas para o projeto foram: honestidade, perdão, respeito, responsabilidade, autoestima, entre outros.

Quando questionada sobre a importância dessa ação, a mãe do aluno Richard Bernardo disse: “Desde o início ele vem se desenvolvendo, é maravilhoso, e quando um evento assim acontece, é muito especial. Ele está muito animado”.

Para completar, a professora do Pré I, Carina Bueno, declarou: “Esse projeto é muito importante, porque eles pensam no coletivo, além de fazer o trabalho deles os alunos estão observando o projeto dos colegas. Nós realizamos uma conversa em que cada um tem a oportunidade de explicar o que está desenvolvendo e eles conseguem ter uma visão mais ampla. É um momento propício para compartilhar ideias e auxiliar na construção da identidade dos alunos.”

Representando a Secretaria da Educação no evento de sessão de autógrafos, o Supervisor de Ensino Samuel Reis, parabenizou os presentes no evento, e ressaltou a importância não apenas da presença, mas também da participação ativa das famílias nas escolas. “A qualidade dos trabalhos é algo a ser evidenciado, além da importância da participação da escola no desenvolvimento desses alunos, tanto na competência leitora como na escrita”, concluiu.




1 visualização

Comments


bottom of page