http://www.gazetaevangelica.com/googlefaae1f9cd3a61287.html http://www.gazetaevangelica.com/googlefaae1f9cd3a61287.html Alunos têm aula especial sobre descarte de Lixo

Alunos têm aula especial sobre descarte de Lixo



O prefeito de Osasco, Rogério Lins, deixou o seu Gabinete para ser professor dos alunos do 1º ao 4º ano da Emef Cecília Correia Castelani, no Jardim Califórnia, na sexta-feira, 24/8. O tema da aula: a forma correta de descarte de lixo e de inservíveis. A iniciativa da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Educação, é informar e transformar as crianças em fiscais e multiplicadores, já que podem conversar com a própria família e vizinhos para que evitem jogar lixo nas ruas.

Ao reunir-se com as crianças no pátio, Lins pediu que uma salva de palmas para a equipe da escola, afinal são os responsáveis pela educação necessária. Depois, perguntou aos alunos quem é que gostaria de ser fiscal. A participação foi 100%. “Nós estamos no bairro realizando o programa ‘Seu Bairro no Coração da Gente’, que reúne ações de limpeza, capinagem, roçagem, pintura, desuntupimento de boca de lobo, incluindo remoção de lixo e inservíveis (colchões, sofás, móveis, entre outros) das ruas, praças e terrenos vazios. Já removemos mais de 100 toneladas de lixo e entulho das ruas”, explicou o prefeito.

Lins chamou a atenção da garotada e pediu que todos fiscalizem a deposição irregular de lixo e entulho. Também aproveitou para orientá-los a jogar o lixo no lixo, apresentando uma cartilha “Do meu bairro, eu cuido”, que traz informações sobre o lixo e a decomposição de materiais como o papel (3 a 6 meses), plástico (mais de 100 anos), filtro de cigarro (5 anos) e chiclete (5 anos). Todas as crianças ganharam uma cartilha.

Depois, o grupo assistiu um vídeo, produzido pela Prefeitura, que ensina o descarte correto de materiais: verde (recicláveis), marrom (comida), amarelo (metal), vermelho (plástico) e azul (papel). O vídeo também aponta os males provocados pelo lixo descartado de forma indevida, que é a proliferação de roedores, insetos, baratas, que ajudam a provocar doenças.

“Por isso devemos cuidar da nossa casa, da nossa rua e do nosso bairro. Vocês têm que falar para os papais que quando quiserem jogar fora algum móvel ou material de construção, devem ligar no telefone 156 e chamar a prefeitura. Assim, o bairro continuará sempre limpo”, disse.

Antes de encerrar o encontro, Lins selecionou cinco meninos e cinco meninas para falar sobre as ideias que tinham para melhorar o bairro. A maioria sugeriu o descarte correto do lixo. O prefeito propôs um concurso de desenho ao alunos, no qual deverão retratar o que querem mudar na escola.

Cada sala deverá selecionar três desenhos, que serão submetidos a uma comissão, formada na Secretaria de Educação. “Eu voltarei para falar sobre os desenhos selecionados e trazer mais novidades”, explicou o prefeito. No final, sentou no chão para fazer selfies com todos os alunos.

Como foi o dia de seu aniversário, a Secretaria de Educação preparou uma surpresa com o dueto Claudete, cantando, e Edvaldo, tocando violino, apresentou as músicas “Ao mestre com carinho” e “Aleluia”.

7 visualizações
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • LinkedIn Clean
  • Vimeo Clean
Facebook
Twitter
LinkedIn
Vimeo