top of page

Caminhada e ação em prol do movimento contra o abuso infantil em Jandira




Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação realizam caminhada e ação em prol do movimento contra o abuso infantil em Jandira


Em 18 de maio, oficialmente, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. Instituída pela Lei Federal 9.970, do ano de 2000, a data faz referência ao “Caso Araceli”, uma menina que aos 8 (oito) anos, que foi raptada e violentada física e sexualmente antes de ser morta em Vitória, no Espírito Santo. Diante disso, foi criada a campanha de conscientização para o mês de maio. O #maiolaranja é uma iniciativa que busca trazer visibilidade a este assunto, além de gerar conversas, reflexões e mobilização acerca do assunto.

Para lutar contra o abuso e exploração infantil, a Prefeitura de Jandira, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, em continuidade às ações do tema, realizou na última sexta-feira, 26 de maio, uma caminhada de combate a este problema, que teve como destino o Teatro Municipal Luiz Gonzaga, onde aconteceram diversas outras ações de conscientização com os estudantes, usuários dos CRAS e munícipes que prestigiaram o evento. O intuito desta ação foi mostrar que a proteção das crianças e adolescentes é uma prioridade.

“Infelizmente, ainda existem casos isolados onde a família e o indivíduo têm medo de denunciar. Então, essa caminhada é para que a gente tenha essa conscientização do que devemos fazer. É o nosso dever cuidar das crianças e é a nossa obrigação denunciar qualquer tipo de violência. O silêncio não protege ninguém, só o abusador”, declarou Carla Santos, secretária de Desenvolvimento Social.

Em casos de situações que possam configurar-se como violação dos direitos da criança e do adolescente, deve-se acionar a Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190 ou diretamente no 100 para entrar em contato com o departamento de Direitos Humanos.




7 visualizações
bottom of page