top of page

Com a participação de alunos,Osasco realiza Feira de Ciências 2022


A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco realizou na quinta-feira, 8/12, a Feira de Ciências 2022, com a participação de 2 mil alunos de 56 EMEFs. Neste ano, o evento teve como tema: Ciência, Tecnologia e Sociedade: o papel da escola na leitura do mundo. A atividade aconteceu nos períodos da manhã e tarde, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, na Avenida Visconde de Nova Granada, no KM 18.

Supervisionados por seus professores, os estudantes do ensino fundamental desenvolveram apresentações lúdicas e dinâmicas abordando diversos assuntos interessantes sobre a física, experimento e educação ambiental.

O evento contou com a presença dos secretários de Educação, Cláudio Piteri (titular) e José Toste Borges (adjunto), que participaram do ato de premiação dos melhores trabalhos.

“Como é gratificante ver tantos alunos das nossas escolas envolvidos nos projetos e apresentando-os aqui na feira, com confiança e brilhantismo, compartilhando os conhecimentos adquiridos. Todos estão de parabéns!”, disse Piteri.

A professora Maria Valdene M. Bezerro, do 3º ano da EMEF Monsenhor Elídio Mantovani, desenvolveu um projeto para demonstrar a velocidade da reação química. “Eles adoraram participar e ficaram maravilhados com os resultados”, comentou.

Luiz Otávio, aluno do 5º ano da EMEIEF Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, disse que foi bom, pois aprenderam sobre aquecimento global e suas consequências de modo criativo por meio da ciência.

Eloá Tavares B., 10 anos, que nunca tinha ido a uma feira de ciências, gostou de todos os trabalhos que viu, tanto da sua escola, EMEIEF Francisco C.P. Miranda, como das outras turmas da rede. “O pouco que fizermos ajudará a fazer a diferença para o bem-estar do nosso planeta, reciclando e combatendo a poluição, por exemplo”, reforçou.

Os alunos do professor Givaldo da Silva, do 4°B da EMEF Pastor Josias Baptista: Evelyn, Giovana, Isabela, Mariana, Gabriel e Thiago apresentaram o projeto: bactéria de estimação. "Trabalhamos com as disciplinas de ciências, a matemática, porque envolveu quantidade, tempo de preparo, foram mais de três dias para a bactéria se desenvolver, e ainda a língua portuguesa, para a elaboração dos textos da apresentação", comentou o docente.

"Nossos alunos e profissionais da Educação estão de parabéns por mais uma edição da Feira de Ciências e pelos excelentes trabalhos científicos apresentados. Tenho certeza de que o conhecimento adquirido será fruto para abrir portas lá na frente e poderá, até mesmo, gerar bons cientistas para o nosso país", comentou o prefeito Rogério Lins.

A feira contou com 56 estandes, sendo um de cada escola participante. O evento teve apoio do Governo do Estado de São Paulo e outros parceiros.

PREMIAÇÃO

A Secretaria de Educação dividiu a premiação em duas categorias: a “Corrida Científica” (melhores vídeos produzidos das amostras científicas) e a “Feira de Ciências” (melhores experimentos da feira).

CORRIDA CIENTÍFICA

1º lugar: EMEF Prof. Olavo Antônio Barbosa Spinola – prêmio: 8 tablets

2º lugar: EMEF Benedicto Weschenfelder – prêmio: 1 caixa de som, um microfone e um Datashow

3º lugar: EMEF Prof. Olinda Moreira Lemes da Cunha – prêmio: 1 caixa de som e um microfone

FEIRA DE CIÊNCIAS

1º lugar: EMEF Marechal Bittencourt – 1 smartphone

2º lugar: EMEF Marina Von Puttkammer Melli (experimento papel reciclado) - prêmio: 1 tablet

3º lugar: EMEF Marina Von Puttkammer Melli - prêmio: 1 E-reader Kindle

4º lugar: EMEF. José Martiniano de Alencar – prêmio: R$ 400,00 em vale-compras de livros

5º lugar: EMEF Prof. Max Zendron – prêmio: R$ 300,00 em vale-compras de livros

EXPOSIÇÃO DO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA USP

Neste ano, a Feira de Ciências contou com uma exposição do Museu de Geociências da Universidade de São Paulo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer fósseis de dinossauros.

Também prestigiaram o evento, os secretários municipais Sérgio Di Nizo (Governo), Cláudio da Locadora (Cultura), Paulinho Samba de Rua (adjunto Cultura), a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Alessandra Cornaglia, o vereador Délbio Teruel, os representantes do Instituto Ciências Hoje, parceiro da Secretaria de Educação, Júlia Cariol, gestora de projetos, Mariana Pinho, coordenadora de Educação, e Thiago Emiliano, gerente de projetos, entre outros.




4 visualizações

Comments


bottom of page