top of page

Eco Ponto do Cardoso começa a funcionar na segunda-feira (12)

Unidade é a segunda a receber descarte de lixo eletrônico; a primeira foi no Rosemary, em funcionamento desde 2019

A Prefeitura de Itapevi coloca em funcionamento, na segunda-feira (12), o segundo Eco Ponto de Itapevi. A unidade fica ao lado do Viaduto Ameríndia, na Rua Nelson Ferreira da Costa, no Cardoso, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

No espaço, a população pode descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha. Além disso, essa é a segunda unidade a receber descartes de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas comuns e recarregáveis.

O Eco Ponto da Vila Dr. Cardoso também receberá resíduos sólidos provenientes de entulho. Serão 50 quilos por pessoa, desde que estejam devidamente ensacados. No local não serão recebidos restos de poda de árvores e resíduos empresariais.

O equipamento soma-se à unidade da Rosemary (Rua Licínio Adelino da Costa, 151, no Jardim Rosemary), que também funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A gestão do serviço é feita pela empresa “Mais Itapevi”.


Infraestrutura

Com 618 m², o espaço da Vila Dr. Cardoso tem sala de recepção, lavatório, vestiários e escritório administrativo, com quatro contêineres para o descarte de recicláveis, cada uma com capacidade de armazenamento de mil litros.

Há também cinco caçambas metálicas, onde ficarão os resíduos de madeira, com capacidade total de armazenamento de 5 m³ cada. Além disso, haverá três urnas instaladas para o descarte de pilhas e baterias, notebooks, tablets e celulares.

O material descartado será entregue às cooperativas parceiras e ao sistema de logística reversa das empresas fabricantes dos produtos.  Todo o conteúdo recebe tratamento ambientalmente sustentável.

O telefone para contato é o mesmo do serviço do Cata-Bagulho: (11) 91237-7500.  


Combatendo o descarte irregular de entulho

Com a instalação do novo Eco Ponto, a Prefeitura irá endurecer a fiscalização de descarte irregular de resíduos sólidos.

Para denunciar o descarte irregular na cidade, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 - Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600. É possível denunciar ainda à GCM, que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, e com a Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.

A multa para quem é flagrando praticando a irregularidade pode chegar a R$18.880,00.


Cata-Bagulho

A população de Itapevi também pode solicitar os serviços do Cata-Bagulho diretamente à empresa Mais Itapevi via WhatsApp pelo telefone: (11) 91237-7500. Os pedidos deverão ser feitos em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O solicitante deverá enviar apenas mensagens, ligações não serão aceitas.

O Cata-Bagulho recolhe apenas móveis velhos e sofás. Para descartar restos de entulho e de material de construção, o morador deve contratar o serviço particular de caçamba. O município não oferece este tipo de trabalho.



7 visualizações
bottom of page