top of page

Guarda Civil Municipal de Osasco comemora 33 anos


Para celebrar os 33 anos de fundação da Guarda Civil Municipal de Osasco, na quarta-feira, 21/6, foi realizada uma solenidade na Avenida Lázaro de Mello Brandão, em frente ao Paço Municipal. O evento teve início com a execução do Hino Nacional e, na sequência, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, o secretário de Segurança e Controle Urbano, Coronel Virgolino e o comandante da GCM, Inspetor Maidana, passaram a tropa em revista. Ainda durante a cerimônia foram entregues Láurea do Mérito Pessoal aos guardas que se destacaram nas mais variadas ocorrências e os certificados de “Amigo da Guarda Civil Municipal”.

A vice-prefeita, Ana Maria Rossi, e seu marido, o ex-prefeito Francisco Rossi, também prestigiaram a cerimônia. Foi na gestão de Rossi, em junho de 1990, que a GCM Osasco foi criada. O secretário adjunto da Secontru, Adilson Moreira, também acompanhou a celebração.

O comandante da GCM, inspetor Maidana, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da data para a corporação. “Comemoramos mais um aniversário da nossa gloriosa Guarda Civil, uma instituição forte que exerce um trabalho consolidado e é considerada importante aliada das polícias Civil e Militar no combate à criminalidade”.

O secretário de Segurança e Controle Urbano, Coronel Virgolino, saudou todos os guardas presentes, tanto os 164 novos, quanto os da ativa, os veteranos e os aposentados. “Tenho o maior orgulho de fazer parte dessa história. A Guarda Civil de Osasco é uma referência nacional e está alinhada com as polícias Civil e Militar, trabalhando na prevenção e no combate à criminalidade, sempre defendendo a nossa querida população. São verdadeiros guardiões da paz. Para todos os presentes, nunca pensem em desistir e tenham sempre foco, fé e esperança porque esses são os grandes lemas daqueles que vencem”.

Presente ao evento, o deputado estadual Gerson Pessoa parabenizou a GCM pelo trabalho realizado na cidade. “Meus cumprimentos a toda corporação e ao prefeito Rogério Lins pela ousadia, arrojo e por enfrentar os desafios de construir um plano de carreira e fazer com que vocês tenham orgulho de trabalhar nessa linda corporação que é a Guarda Civil Municipal de Osasco”.

O prefeito quebrou o protocolo e fez seu discurso entre os integrantes da guarda. Na ocasião, cumprimentou todas as mulheres que fazem parte da corporação, em especial as 50 que foram empossadas em maio. “Talvez seja o maior ingresso simultâneo de mulheres na história da nossa GCM. Lugar de mulher é onde ela quiser”.

Lins agradeceu a instituição pelos serviços prestados ao longo desses 33 anos de atuação e apontou a importância dos investimentos que Prefeitura tem feito na área da segurança e no próprio efetivo. “Avançamos muito nos últimos anos, investimos no Plano de Carreira, infraestrutura e equipamentos. Valorizamos gradativamente a corporação, nossa obrigação enquanto governo é garantir condições e valorização para que vocês permaneçam na corporação”.

O prefeito também falou sobre as conquistas e os compromissos assumidos com a corporação para esse ano, como o aumento do efetivo e a entrega no último dia 19/06, de 20 viaturas modernas e robustas que vão ajudar no trabalho da guarda e uma novidade que será anunciada somente em agosto sobre uma importante valorização para o efetivo.

A solenidade teve encerramento com desfile das viaturas de Osasco e dos municípios de Barueri, Itapecerica da Serra, Vargem Grande, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Itatiba, Santana de Parnaíba, Embu Guaçu, Cajamar, Carapicuíba, Araçariguama, Sorocaba, São Roque, São Paulo, Jandira, Itapevi, Vinhedo, Embu das Artes, Mairinque e Santos.

Participaram do evento, a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, e seu marido, o ex-prefeito Francisco Rossi, os secretários municipais Sérgio Di Nizo (Governo), Eder Máximo (Planejamento e Gestão), Ribamar Silva (Casa Civil), José Carlos Vido (Assistência Social), Paulo José dos Santos (Cultura), Rodolfo Cara (Esporte, Recreação e Lazer), Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana), Luciano Camandoni (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), Fernando Machado Oliveira (Saúde), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), Débora Lapas (Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade), além do chefe de gabinete, Fábio Grossi; o presidente da CMTO, Jair Anastácio, o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz Filho, os vereadores Paulo José da Silva Júnior, Délbio Teruel, José Carlos Ferreira Silva (Zé Carlos Santa Maria), Josias Nascimento de Jesus (Josias da Juco), Luís Carlos Soares de Oliveira (Julião); Michel Figueredo, Laércio, Rodrigo Gansinho, Lúcia da Saúde, Ana Paula Rossi, Joel Nunes, Batista Comunidade e Ralfi Silva. Também participaram o comandante do 14º BPMM, tenente-coronel Joaquim Keida, o delegado seccional de Osasco, José Flamínio Ramos Martins, entre outras autoridades.



1 visualização
bottom of page