top of page

Irmãos músicos dão aulas gratuitas para crianças carentes no RJ



Os cinco irmãos já tiveram contato com grandes personalidades como Paul McCartney, e agora ensinam gratuitamente para crianças carentes

Os fins de semana têm sido especiais para 40 crianças carentes da região central do Rio de Janeiro. Isso porque elas têm a oportunidade de ter aulas de música, sem custo algum, graças ao projeto Música Esperança, realizado na sede do projeto Casa Esperança, ministério apoiado pela Federação dos Empreendedores Adventistas (FE), que auxilia famílias carentes com diversos projetos sociais na região. Cinco irmãos músicos profissionais ministram as aulas.

Tudo começou com o desejo da musicista e professora Gaby Antunes de iniciar um trabalho social e cultural para crianças carentes. Mesmo residindo em Novo México, nos EUA, ela comprou 40 violinos e 20 ukuleles para dar início às aulas. O objetivo era ajudar as crianças através da música e lembrar da memória de seu pai que era músico e de sua mãe. Por meio da internet, ela dá aulas de ukulele e música aplicada com matemática e ciência.




A professora convidou seus irmãos para ajudá-la nas aulas. Ao todo, são cinco professores voluntários: Gaby, Ênio, Nema, Marly e Elsaby. Os irmãos têm renome musical internacional, como por exemplo, Nema que é o baixista de Ivan Lins e já teve contato com grandes personalidades musicais como Paul McCartney. O baixista acabou de retornar de uma turnê na Europa e já conheceu o projeto. Ele deu aula exclusiva nesta quarta-feira, dia 13 de julho, às 10h.

O maestro Ênio reside em Vinhedo, interior de São Paulo, e vai quinzenalmente para a cidade do Rio de Janeiro, exclusivamente para ministrar aulas. “Somos cinco filhos, e através da música e do estilo musical de cada um, estamos compartilhando com o outro, o conhecimento que temos”, disse Ênio Antunes, formado em violino e regência em escolas renomadas no Brasil e na Alemanha.

O Casa Esperança conta com o apoio de uma equipe de 200 voluntários. No projeto Música Esperança as crianças e adolescentes têm entre 6 a 14 anos de idade. Além das aulas de música, ganham almoço e lanche no local. De acordo com o coordenador geral do Casa Esperança, Edélcio Luduvice, "o objetivo é promover o desenvolvimento da criança de forma lúdica, tendo a música como instrumento de integração, socialização e capacitação, dando a elas um novo sentido de vida”. O Música Esperança vai ganhar aulas de outros instrumentos musicais como flauta doce, ocarina, baixo elétrico/acústico e violoncelo. “O plano é ter uma orquestra”, almeja a professora Gaby.




O projeto fica na Rua Camerindo, 66 — Centro, do Rio de Janeiro (RJ). | Instagram: @casaesperancario

7 visualizações

Comments


bottom of page