top of page

Leptospirose: previna-se dessa doença



A leptospirose é uma enfermidade infecciosa grave causada pela bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais, tais como bovinos, suínos e cães.

Os sintomas mais comuns da leptospirose são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente nas panturrilhas), vômitos, diarreia e tosse. Em casos mais graves, pode ocorrer a icterícia (pele e olhos amarelados), que exige internação hospitalar imediata, sob pena de ocorrer a morte do paciente.

Em épocas chuvosas, a urina dos ratos presente em esgotos e bueiros se mistura à água e à lama das enxurradas e contamina o ser humano através do contato com a sua pele, principalmente se houver arranhões e ferimentos. Deve-se ficar afastado de água parada e impedir que crianças e animais nadem ou brinquem nessas áreas.

Medidas de prevenção

É preciso evitar os quatro “As” (abrigo, acesso, água e alimento) que facilitam a proliferação desses roedores. Deve-se vedar todos os buracos e vãos dos imóveis com argamassa e redes metálicas; utilizar “rodinhos” entre a porta e a soleira e telar ralos comuns ou substituí-los pelos escamoteáveis (sistema abre e fecha). Todos os vazamentos em caixas d’água, cisternas e encanamentos devem ser reparados.

Manter terrenos aparados e livres de entulho e objetos inservíveis; manter lixeiras tampadas; forrar fundos de gaiolas para que não haja queda de ração; guardar embalagens de rações em locais inacessíveis aos ratos; manter o sistema de esgoto em boas condições; aparar galhos de árvores frutíferas e colocar colares de alumínio em seus troncos.

Depois da enchente

Descartar todos os objetos atingidos (colchões, móveis etc.) que não possam ser completamente higienizados, assim como embalagens de alimentos para seres humanos (biscoitos, cereais, verduras, legumes etc) e para pets (rações). Devido ao alto poder infectante da lama das enchentes, deve-se retirá-la usando luvas e botas e depois lavar o local usando água sanitária na proporção de 200 ml para cada 20 litros d’água).

Somente profissionais habilitados devem fazer a desratização (com uso de veneno) para que não haja contaminação de animais domésticos, do ambiente e de seres humanos. O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) esclarece suas dúvidas pelo telefone (11) 4198-5679 ou através do e-mail: saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br.



12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page