
A Prefeitura de Osasco contratará, em caráter emergencial, empresa especializada para realizar as obras necessárias para recuperação do Lago do Parque Glauco Vilas Boas, que está coberto por vegetação e contaminado, após receber os dejetos, inclusive chumbo, do incêndio ocorrido no galpão de uma empresa nas proximidades, em dezembro de 2017.
Para agilizar a contratação, a prefeitura já solicitou laudo que comprove a contaminação da água e que deverá ser concluído em 15 dias. Atualmente já dispõe do laudo da Defesa Civil que atesta o risco de contaminação e enchentes por assoreamento. Esses laudos, o memorial descritivo das obras necessárias no local e os orçamentos apresentados pelas empresas farão parte do processo de licenciamento ambiental nas esferas estadual e federal.
O trâmite de laudos, documentos e orçamentos é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Cetesb. Assim que estiver com as licenças necessárias, a administração pública estará apta a formalizar a contratação emergencial e dar início a recuperação do Lago do Parque Glauco Vilas Boas.
A prefeitura decidiu antecipar-se à decisão judicial que discute a responsabilidade pela atual situação do lago. Há um processo em andamento que responsabiliza a empresa atingida pelo incêndio e determina que arque com as despesas decorrentes da limpeza do lago, além de realizar obras de compensação como a construção de uma pista de cooper, entre outros.
O valor gasto pela prefeitura com as intervenções para a recuperação do lago será cobrado do responsável pela contaminação.
“A nossa preocupação está em oferecer o melhor à população. Vamos juntar esforços e recuperar o lago e o parque, para que as famílias dos bairros no entorno voltem a contar com um lugar tranquilo, seguro e adequado para práticas esportivas e lazer”, disse o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Silva, que tem visitado o parque todas as semanas, para acompanhar a evolução da situação.