top of page

OSASCO DE LUTO Cidade perde duas personalidades atuantes nas áreas pública e privada



Com diferença de poucas horas nesta terça-feira, faleceram o professor Daniel Barbosa e o advogado Edson Pereira de Souza.

Esta terça-feira, 19/10, amanheceu mais triste na cidade de Osasco, região Oeste da Grande São Paulo, que perdeu duas personalidades com atuações destacadas tanto na atividade privada, como pública. Partiram para a eternidade, o professor e advogado, Daniel Barbosa de Andrade, ex-diretor de escola e fundador da JUCO (Juventude Cívica de Osasco), e o 'dr' Edson Pereira de Souza, advogado, ex-membro da ROTA, que trabalhava assessor de Diretoria na Defesa Civil do município.


Educador e Formador de cidadãos

Como jornalista, tive o prazer de conhecer e entrevistar algumas vezes o Professor Daniel Barbosa, idealizador e fundador da JUCO (Juventude Cívica de Osasco), uma das entidades mais importantes da cidade, em termos de ensinar, educar e preparar jovens - meninos e meninas - para a vida familiar, profissional e social.

A JUCO é um orgulho de Osasco. Foi criada pelo Professor Daniel e dirigida ao longo do tempo por ele mesmo, familiares e amigos, com o objetivo de dar opotunidade, principalmente, a jovens de rendas mais baixas, de aprender, não somente licões do ensino secular, mas, sobretudo, lições de cidadania.

E como pedagogo e diretor de escola - foi diretor da EE "Dr. Américo Marco Antonio", do Jardim Pestana, o Professor Daniel cumpriu com dignidade essa missão da JUCO. É comum na cidade Osasco, você conversar com profissionais das mais diversas áreas, como professores, advogados, comerciantes e políticos, que contam com orgulho que foram "juquinhas".

A JUCO seleciona os jovens que passam a fazer parte da entidade, onde estudam, participam de palestras, fazem exercícios físicos e se alimentam. Através de convênios, depois de certo período, os jovens são selecionados para trabalhar em repartições públicas e em empresas privadas. No trabalho, além da aprendizagem profissional, os "juquinhas" recebem também um 'salário' para ajudar na renda familiar. O Prodessor Daniel foi também Secretário Municipal de Educação, além de outros cargos públicos no Poder Executivo Municipal

Há uns 5 anos aproximadente, a convite do Professor Daniel, tive o prazer de dar uma palestra para os jovens da JUCO, quando abordamos as técnicas de Jornalismo, a importãncia da boa comunicaão em todos os setores da vids e também um pouco da nossa experiência em mais de 40 anos de jornalismo.


Homem do Direito e da Segurança

Assim, como o Professor Daniel Barbosa, o dr. Edson Pereira de Souza era outro humanista. Era uma pessoa que também sempre se preocupou com a defesa do ser humano. Advogado e ex-membro da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), da Polícia Militar, ele exerceu vários cargos na Prefeitura de Osasco, como Corregedor da Guarda Civil Municipsl. Atualmente, exercia a função de assessor de Diretoria na Defesa Civil do município.


Acidente

E foi um lamentável acidente de trabalho que tirou a vida do dr. Edson. Segundo informações, funcionários da Defesa Civil executavam a poda de uma árvore, quando o dr. Edson foi atingido por parte dos galhos. Gravemente ferido, ele foi socorrido e internado no Hospital Regional, em Presidente Altino, onde, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

Fonte: Notícias e Opiniões (Renato Ferreira)


20 visualizações

Comments


bottom of page