top of page

Osasco inaugura memorial em homenagem às vítimas do amianto


As obras do memorial em homenagem às vítimas do amianto, em Osasco, seguem a todo vapor. A cerimônia de inauguração acontecerá nesse sábado, 10/12, às 10h, na Praça do Expedicionário Mário Buratti, no Centro. O evento é aberto ao público. Delegações de outros estados brasileiros e de outros países que também lutam pelo banimento do amianto estão confirmadas.

O local foi pensado justamente porque fica nas proximidades de onde se situava a maior das unidades da multinacional suíça Eternit (produtora de telhas, caixas d’água etc.) e que permaneceu na cidade por 56 anos (1937 a 1993).

As equipes de Serviços e Obras, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) seguem trabalhando na finalização dos últimos detalhes.

Já foram construídos os dois canteiros, um contendo flores dracena e kalanchoe, no outro, cristas de galo e cinco conjuntos de arbustos variados, além do plantio de 30 ipês amarelos e 19 primaveras, novo calçamento e colocação de gramado. A parte elétrica para iluminação do monumento está concluída, assim como a fundação da base.

O artista plástico brasiliense Wagner Hermusch, que assina a obra, acompanha os preparativos e auxiliará as equipes na montagem do memorial.

A parte de baixo do Viaduto Guerino Spitaletti, ao lado da praça, recebeu urbanização, com implantação de passagem para melhor fluxo de pedestres e novo paisagismo.

O memorial denominado “Árvore-Pulmão” contará com um painel com nomes das mais de 600 pessoas que tiveram exposição do amianto e morreram em virtude das doenças provocadas pela fibra mortal do mineral cancerígeno.

A iniciativa é uma ação da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), em parceria com a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA).



Serviço

Cerimônia de inauguração do Memorial das Vítimas do Amianto

Dia: 10/12

Horário: 10h

Local: Praça Expedicionário Mário Buratti, próximo ao terminal de ônibus do Largo de Osasco.

1 visualização
bottom of page