top of page

Osasco recebe cinema itinerante gratuito e debate sobre documentário “Um crime entre nós”



Com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste, sala itinerante do projeto Cine em Cena Brasil está de volta com 12 sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais

A partir do próximo domingo (16), a cidade de Osasco irá receber o cinema itinerante gratuito do projeto Cine em Cena Brasil. O cinema itinerante traz programação de filmes nacionais e internacionais para o público de todas as idades e um debate após a sessão exclusiva do documentário “Um Crime entre Nós”, que trata sobre o universo da exploração sexual infantil no Brasil.

A sala itinerante ficará montada no Parque Ecológico do Jardim Bonança, localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 615, no bairro Portal D’oeste.

Similar a um cinema convencional, a sala possui 200 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar-condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital.

Durante os três dias, serão exibidas 12 sessões gratuitas e não é necessária a apresentação de ticket de acesso. “O cinema tem capacidade para 200 lugares, portanto é importante ficar atento ao horário das sessões, pois o acesso é por ordem de chegada e teremos também a participação das escolas municipais e estaduais”, ressalta Edson Souza, um dos sócios da Ibirajá Produções, empresa que coordena o projeto.

Osasco marca a volta do projeto Cine em Cena Brasil, após paralisação de mais de dois anos, devido ao período de lockdown e da pandemia do Covid–19. “Estamos muito contentes por voltar com o projeto que já alcançou mais de 222 mil espectadores, nos mais longínquos cantos do país. E esperamos continuar levando alegria e diversão a todos os amantes da sétima arte e pra quem não tem condições financeiras de frequentar uma sala comercial”, ressalta Souza.

A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste, através da Lei de Incentivo à Cultura. Além disso, o projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Osasco




Debate sobre a exploração infantil no Brasil

Além de levar a sétima arte para quem não tem condições de ir a um cinema, a proposta do projeto de Cine em Cena Brasil é disseminar a cultura e fomentar a discussão sobre temas relevantes para sociedade. Para isso, o projeto traz uma sessão exclusiva na terça-feira (18), com o documentário “Um Crime entre Nós”, que aborda o universo da exploração sexual infantil no Brasil, segundo país no ranking mundial dos casos. Misturando universos reais e virtuais, Jout Jout, Luciano Huck, Dráuzio Varella e Gail Dines trazem um olhar provocativo para a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ideia, segundo um dos coordenadores do projeto José Carlos da Silva, é realizar um bate-papo após a sessão para a discussão sobre a violência infantil, reunindo profissionais da educação de São Roque, e membros do Conselho Tutelar do município, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, profissionais de saúde, Justiça e segurança pública.

“Queremos levar diversão para o público em geral, mas mais do que isso, queremos incentivar a sociedade a refletir sobre esse tema. Por isso, pensamos em reunir esses agentes locais para que possam mediar a conversa com o público interessado em participar”, reforça José Carlos.

Dirigido pela cineasta Adriana Yañez, o documentário traz números alarmantes que chamam atenção para a dimensão coletiva do problema da violência infantil. Entre as meninas de até 13 anos, quatro serão violentadas (a maioria, menor de cinco anos), a cada hora, e, em 90% das ocorrências, em crimes dentro da família. Isso, no Brasil que amarga posições em rankings mundiais: é o quinto, em casos de feminicídio; o segundo na esfera da exploração sexual, e o quarto em termos de casamentos infantis.

O que é o Cine em Cena Brasil?

O projeto Cine em Cena Brasil, realizado pela Ibirajá Produções, é uma sala de cinema itinerante que leva a sétima arte às cidades que não possuem salas comerciais.

Um dos sócios da Ibirajá Produções, Edson Souza, de São Paulo, explica que o projeto surgiu da necessidade de levar a sétima arte à população menos favorecida. Segundo ele, no Brasil, apenas 6% dos municípios possuem salas de cinema. Muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema.

O projeto também trabalha com agendamento de escolas públicas. Para levar grupos de alunos, é preciso procurar com antecedência a Secretaria Municipal de Educação e de Cultura. O “Cine em Cena Brasil” é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste.



Mais informações sobre o projeto e a programação completa estão disponíveis no link https://www.facebook.com/cineemcenabrasil/

Instagram: @cineemcenabrasil


Programação do Cine em Cena Brasil em Osasco

Dia 16 - Domingo

13h00: História Antes de Uma História (livre)

15h00: Raya e o Último Dragão (livre)

17h00: Raya e o Último Dragão (livre)

19h00: Homem Aranha - Sem Volta Para Casa (12 anos)

Dia 17 - Segunda-feira

8h30: História Antes de Uma História (livre)

10h00: Raya e o Último Dragão (livre)

13h30: Raya e o Último Dragão (livre)

15h15: Homem Aranha - Sem Volta Para Casa (12 anos)

Dia 18 - Terça-feira

8h30: História Antes de Uma História (livre)

10h00: Raya e o Último Dragão (livre)

13h30: Raya e o Último Dragão (livre)

15h15: Homem Aranha - Sem Volta Para Casa (12 anos)

18h: Um Crime Entre Nós (Documentário) (14 anos) (ao final teremos um bate-papo de 30 min. sobre o conteúdo)




9 visualizações

Kommentare


bottom of page