Foram realizados em Canoas (RS), entre os dias 10 e 17/11, os 6º Jogos Pan-Americanos de Surdos. Osasco foi representada por David Alisson Dias, convocado como técnico de atletismo pela Confederação Brasileira de Desporto para Surdos (CBDS), e pelo atleta Romailson Ribeiro de Santana.
Romailson sagrou-se campeão Pan-Americano na prova dos 800 metros rasos e conquistou a medalha de prata nos 400 metros rasos. O atleta é representante do programa bolsa atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.
Ele acumula títulos importantes, como tricampeão brasileiro, campeão sul-americano e 6º lugar na última edição das Deaflympics. Agora, conquistou a vitória no continente e, com isso, assegurou sua vaga para as próximas Deaflympics, que ocorrerão em Tóquio, em novembro de 2025.
Trajetória de Romailson:
Deaflympics 2022 - Caxias do Sul, Brasil: 6º lugar nos 800 metros rasos
Sul-Americano 2023 - Equador: Campeão dos 800 metros rasos.
Pan-Americanos 2024: Campeão dos 800 metros rasos e vice-campeão. nos 400 metros rasos.
O treinador, David Alisson, compartilhou um pouco sobre sua jornada no atletismo: “Comecei no atletismo em 2003 como atleta. Em 2014, recebi uma bolsa de estudos e o Bolsa Atleta, através da Prefeitura de Osasco. Enquanto estudava, ajudava de forma informal meu treinador nos treinos. Após me formar, iniciei, no final de 2018, como técnico de atletismo”.
David expressou sua gratidão pela oportunidade que teve de cursar a faculdade, algo que acredita ter feito toda a diferença em sua vida. “Hoje, como técnico e professor, sinto que posso retribuir a oportunidade que tive representando a cidade de Osasco e contribuindo para o desenvolvimento de novos talentos. ”
O treinador acumula convocações para a Seleção Brasileira de Atletismo de Surdos:
Deaflympics 2022 - Caxias do Sul
Sul-Americano 2023 - Equador
Jogos Mundiais de Surdos da Juventude 2024 - São Paulo
6º Jogos Pan-Americanos 2024 - Canoas (RS)
O secretário de esporte de Osasco, Thiago Borges, destacou a importância da conquista: "A vitória de Romailson e David nos Jogos Pan-Americanos de Surdos é um reflexo do trabalho de base e reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente comprometidos no desenvolvimento da modalidade. Nossa obrigação é continuar a apoiar nossa equipe, para promover o esporte como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento."
Texto: Giane Vieira - Fotos: Divulgação
Kommentare