top of page

Parlamentares osasquenses fazem apelo ao governo do estado por mais segurança



Tema vira alvo de debate após Moção apresentada pelo vereador Paulo Júnior

A segurança pública esteve em pauta durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco, realizada nesta terça-feira (5). Os parlamentares da cidade questionaram a falta de ações por parte do governo do Estado para garantir a segurança da população osasquense. O tema entrou em debate durante discussão da Moção de Apelo 65/2022, de autoria do vereador Paulo Júnior (PP). No documento, o parlamentar cobra a construção de uma Companhia da Polícia Militar para atender a população da região do Quitaúna. “Muitos munícipes nos procuraram pedindo esse respaldo. Essa solicitação também atenderá uma reivindicação da população que ali reside, com a finalidade de garantir mais segurança aos moradores”, justifica o autor, que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública. Ainda de acordo com Júnior, existe um estudo que prevê a transferência da 3ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar da Região Metropolitana, localizado no centro de Osasco, para o bairro Quitaúna.

Assalto em escolas Segundo o vereador Pelé da Cândida (MDB), a falta de segurança é um dos principais apontamentos da população. O parlamentar reclamou da falta de investimentos do governo do Estado na cidade. “A Polícia Militar está se afastando de Osasco porque o secretário estadual da Segurança Pública vê que aumentamos o efetivo da Guarda Civil. Só que isso não pode acontecer”, ressaltou. A vereadora Elsa Oliveira denunciou a ocorrência de assaltos em escolas e usou como exemplo o caso da EMEF Quintino Bocaiúva, situada no bairro Novo Osasco, que foi assaltada nove vezes. “A gente tem visto o prefeito aumentar o efetivo da Guarda Municipal, mas não tem dado conta. O Estado precisa nos ajudar”, alertou. Já o vereador Batista Comunidade (Avante) relatou que a população da Zona Norte da cidade enfrenta dificuldades com a falta de segurança e defendeu mais investimento do Estado na PM. “Que o governador invista em segurança, no salário dos nossos PMs e dê atenção à população que mais sofre”.

Responsabilidade do Estado O presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), ressaltou que a segurança é responsabilidade do governo do Estado e não do município. Mesmo assim, a prefeitura tem investido muito no setor, para suprir a ausência do Estado. “Votamos projetos importantes do município na área da segurança e hoje a gente vê mais viatura da Guarda Municipal do que da própria Polícia Militar”, detalhou. Ribamar encerrou a fala cobrando do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), a troca do secretário estadual de Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos. “Que ele olhe com bons olhos pela segurança de Osasco”, concluiu. O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, vereador Josias da Juco (PSD), acrescentou que muitos problemas enfrentados com a falta de bases da PM foram solucionados por meio de parcerias com o município. Ele sugeriu a adoção do modelo como forma de amenizar o problema.

4 visualizações
bottom of page