top of page

Prefeitura dá início a mutirão de zeladoria e manutenção que chegará a todos os bairros



O “Mutirão Amor por Osasco”, ação de zeladoria e manutenção da Prefeitura de Osasco, que teve início na segunda-feira, 22/4, já removeu 110 toneladas de entulho das ruas e realizou a poda de mais de 50 árvores nos primeiros dias de atuação no Jardim Veloso. Nesta primeira etapa, que segue até dia 30, as equipes também trabalharão no bairro Bandeiras.

O mutirão, que mobiliza equipes das secretarias de Serviços e Obras, de Meio Ambiente, da Saúde, de Transportes e da Mobilidade Urbana, objetiva organizar a cidade, com serviços de Zeladoria e Manutenção. Parte dos serviços realizados foram solicitados pela Central 156 e envolvem poda de árvores, capinagem, limpeza, desobstrução de boca de loba, pintura de sinalização de trânsito, retirada de entulho e limpeza da cidade.

A ação intersecretarial seguirá até o final do ano para privilegiar todos os bairros da cidade. Outro ponto importante do mutirão é unir Prefeitura e população para transformar Osasco numa cidade mais organizada e mais bonita para todos, promovendo mais qualidade de vida aos cidadãos.

Até o dia 30/4, o prefeito Rogério Lins e as equipes permanecerão na região, executando os serviços, conversando com os moradores, ouvindo sugestões e solicitações.

O prefeito Rogério Lins está acompanhando de perto todo o movimento e tem conversado com os comerciantes, trabalhadores e residentes da região. “O nosso propósito é unirmos forças para transformar Osasco na cidade que queremos. E o mais importante, termos a colaboração da população para manter a manutenção dos serviços”, comentou.

Os moradores têm apoiado a iniciativa e reconhecido esse importante trabalho. Angélica Rubia Batista Arcoverde, moradora da Rua Abelardo Pinto Piolon, mostrou-se bem satisfeita com a poda da árvore. “A árvore estava muito grande. Gostei muito de a Prefeitura ter vindo fazer esse mutirão não só da poda, mas também no bairro”, disse.

Na esquina das ruas Dolores Lupiano Moioli e Progresso, o morador Kelvin Henrique dos Santos, 25 anos, também agradeceu a limpeza da calçada de sua residência, onde haviam depositado madeiras e um sofá. “Que ótima essa ação. Limparam tudo. Gostei bastante. Está aprovado”.

Na Rua Sarah Veloso, Nilson Oliveira de Pontes, 51 anos, proprietário de uma loja de impressão, elogiou as ações da prefeitura. “A operação é necessária, mas a população precisa contribuir, mantendo a limpeza e não jogando lixo em qualquer lugar”.

Claudinei Santana Pereira, comerciante, disse que o bairro não recebia qualquer manutenção há mais de 10 anos. “Parece até outro bairro com as ruas e calçadas limpas e tudo organizado”, disse o comerciante estabelecido em frente à Praça Quinze de Novembro, onde houve também pintura de faixa de pedestres.

O mutirão contempla poda de árvore, combate e prevenção contra a dengue, roçagem e capinagem, manutenção da iluminação pública, sinalização viária, remoção de entulhos, remoção de carros abandonados, manutenção e limpeza de bocas de lobo, pintura e reforma de guias e sarjetas, regularização fundiária, tapa-buraco, entre outros.

A próxima etapa do mutirão será na Zona Norte, nos bairros do Jardim Helena Maria e Jardim Elvira, entre os dias 2/5 e 10/5.


Confira balanço dos principais serviços realizados nos dois primeiros dias:

•          282 buracos tapados

•          402 bocas de lobo limpas e 2 reformadas

•          Mais de 500 residências vistoriadas pelas equipes de combate à dengue e 17 coletas de amostras para diagnóstico laboratorial de larvas do mosquito

•          4,9 mil/m² de ruas, praças e passeios do bairro capinados

•         1840 m² de roçamento de praças e da UBS Veloso

•          Amanhecer Seguro: 2 veículos apreendidos pela ROMU

•          11 vias com nova sinalização

•          1 remoção de veículo abandonado

•          Implantação de 7 novas faixas de pedestres, entre outros

serviços.

15 visualizações
bottom of page