top of page

Prefeitura promove Campanha de Prevenção de Violência contra Idosos



Iniciativa consiste na Campanha Junho Violeta


Como parte das ações de enfrentamento da Campanha Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção da violência contra idosos, a Prefeitura de Itapevi promove, nesta quinta-feira (15), uma oficina especial sobre “Sensibilização sobre as disfunções associadas ao envelhecimento – Ação de Mãos Dadas”, no CCI (Centro de Convivência do Idoso – Rua Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus).

O evento é voltado para os usuários, familiares, beneficiários dos serviços socioassistenciais e acontece das 9h às 12h. Não há necessidade de inscrição prévia. A oficina será realizada em parceria com o programa de pós-graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (SJT) e o CCI, com duração de cerca de quatro horas.

A palestra será ministrada por Erminda Pongiluppi Aluani, que tratará do tema “Tipos de violência, canais de acolhimento e denúncia”. A palestrante é psicóloga com experiência clínica e organizacional, especializada em Gerontologia Social pela Universidade São Paulo (USP) e pós-graduada em Gestão de Saúde Pública. Os participantes receberão certificado de participação.


Ambiente com simulações do envelhecimento

No dia da palestra será montado um espaço com três estações sensoriais: Mobilidade – Dificuldade de locomoção e equilíbrio; Sentidos – diminuição da capacidade visual e auditiva; perda da Independência – diminuição do olfato, tato e paladar. Tudo com o objetivo de mostrar aos participantes as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos idosos.

No dia haverá uma apresentação de expressão corporal “Dança Sênior” adaptada no espaço.


Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A data é celebrada em 15 de junho e foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

Nesta data são reforçadas as reflexões sobre os tipos de violência praticadas contra a pessoas idosa (física, psicológica, institucional, patrimonial e sexual, além de negligência, abuso financeiro e discriminação) e formas de enfrentar o problema.

Durante o mês de junho, a Prefeitura também realizará uma campanha em suas redes sociais sobre o tema.


Denúncia

Em caso de violência envolvendo idosos, a população pode entrar em contato pelo Disque 100, canal gratuito do Governo Federal usado para comunicar alguma violação de direitos humanos e um serviço que funciona 24 horas por dia. A denúncia é anônima e as informações são mantidas em sigilo. Também é possível denunciar pelo WhatsApp: (61) 99656-5008.

Os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Quanto mais detalhes e informações, melhor. O Disque 100 encaminha as ocorrências para as autoridades competentes, como forças de segurança e Conselho Tutelar, por exemplo.

Em Itapevi também é possível realizar denúncias nos CRASs (Centro de Referência em Assistência Social). Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


CRAS Vila Aurora:

Rua Américo Valentim Christianini, 420

Telefone: 41412-5769


CRAS Jardim Maristela

Avenida Pedro Paulino, 845 – Cohab 1

Telefone: 4774-6808


CRAS Vila Dr. Cardoso

Rua Rosângela Mariano Limas, 266

Telefone: 4143-4980


CRAS Amador Bueno

Rua Francisco Rodrigues Paes, 49

Telefone: 4144-1587


CREAS – Centro

Rua Brasília de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi

Telefones: 4774-1054 / 4144-6274

3 visualizações

Comments


bottom of page