top of page

Prefeitura realiza Dia D de Multivacinação no sábado (23)



Imunização contra Covid-19 e Gripe acontece em todas as unidades básicas de saúde

A Prefeitura de Itapevi realiza, no sábado (23), o Dia D de Vacinação contra a Covid-19 e contra a Gripe, em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h, mas com entrega de senhas até as 15h.

A vacina contra a Covid-19 é destinada a crianças (a partir dos 5 anos de idade), jovens, adultos e idosos que precisam atualizar a carteira de vacinação com primeira e segunda dose e as doses de reforço. A quarta dose também está disponível para as pessoas com mais de 40 anos que tomaram a terceira já há quatro meses.

A imunização contra a Gripe (Influenza) é destinada ao público em geral, a partir dos seis meses de idade.

Durante a semana, a vacinação continua das 9h às 15h em todas as unidades de saúde da cidade.


Vitápolis e Suburbano vacinam até às 18h

Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18h, sempre de segunda a sexta-feira.


Gripe

A transmissão dos vírus influenza que provoca gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).


Covid-19

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram.

A infecção pode ocorrer caso você inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha Covid-19 ou se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.


Uso de máscaras

A utilização da máscara está diretamente relacionada ao combate aos vírus da Gripe, do Sarampo e da Covid-19, pois ela ajuda a bloquear as gotículas que carregam os vírus e que saem da boca e do nariz das pessoas infectadas quando elas tossem, espirram ou falam.

A máscara serve como um bloqueio para que os vírus não sejam transmitidos para outra pessoa nem contamine objetos por perto. Ela é totalmente segura para quem a usa, mas é preciso higienizá-la a cada utilização ou jogá-la no lixo, se ela for descartável.

É importante que todos usem máscara porque muitas pessoas são infectadas e não apresentam nenhum sintoma, mas transmitem o vírus para outras. Até mesmo quem já foi vacinado precisa usar: as vacinas protegem contra os sintomas, mas não contra a infecção.

2 visualizações
bottom of page