top of page

Propositura do vereador Ralf Silva ampliou debate sobre necessidades da população



Uma das funções dos vereadores é fiscalizar o Executivo e em muitas das visitas que os parlamentares os cidadãos manifestam suas necessidades, especialmente no que diz respeito ao atendimento na saúde.

Motivado pelas necessidades apresentadas pelos munícipes, o vereador Ralf Silva (Republicanos), propôs uma Moção de Apelo ao Poder Executivo, para que construa posto de saúde no bairro Primeiro de Maio, lida durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (08)

“Moradores do Primeiro de Maio pediram a construção de uma UBS, são cerca de oito mil pessoas que são atendidas no Jardim Conceição. Lá no primeiro de maio tem ceu, escola, e precisa de uma unidade”, comentou o parlamentar na defesa de sua Moção.

A propositura gerou debate e o primeiro a se manifestar foi o vereador Josias da Juco (PSD) que reforçou a importância de ter uma UBS também na região central de Osasco que tem um número expressivo de moradores que precisam buscar atendimento em unidades da região, na Vila Yara ou no Bela Vista.

“Precisamos entender a realidade dos bairros para fazemos políticas de saúde mais próximas da realidade daquela região. As pessoas conhecem mais o SUS por causa da vacinação da Covid. E foi a oportunidade que tiveram para ver a saúde com outros olhos”, falou o parlamentar, ao falar sobre a destinação de recursos para programas de treinamento dos servidores.

A construção de uma Unidade de Saúde no Conjunto Miguel Costa também entrou no debate através dos vereadores Adauto (PDT) e Emerson Osasco (REDE).

O parlamentar pedetista apontou que as pessoas que residem no conjunto precisam de atendimento e a falta de uma Unidade Básica de Saúde está sobrecarregando outras unidades, prejudicando a UBS de Quitaúna.

“Precisamos aproveitar a discussão da LOA para pedir prioridade para a Saúde. Em Quitaúna o atendimento está sobrecarregado por causa da falta de uma UBS no Miguel Costa”, disse Adauto que também falou sobre a importância de uma UBS na região Central

Seguindo o pedido de Adauto, Emerson Osasco além de pedir a UBS no Miguel Costa, lembrou de emendas enviadas para o Executivo para a Construção de Unidades nos Jardins Bonança e Baronesa.

“É muito importante que a gente invista muito recurso na saúde porque é ela quem salva vidas. Nós precisamos defender o SUS”, comentou Emerson ao apontar preocupação com cortes no orçamento federal destinados à Saúde.

Esperando o início da Construção de uma UBS no Santa Maria, o vereador José Carlos Santa Maria (Patriota) destacou a posição dos parlamentares em defesa da saúde e comentou que o projeto da Construção da UBS que melhorará o atendimento na região.

Lúcia da Saúde (Podemos) afirmou que as Unidades Básicas de Saúde dão mais qualidade de vida para a população e reforçou a necessidade de melhorar o atendimento em algumas especialidades como a oftalmologia.

“Estamos unidos para que Osasco possa andar mais e melhor. Queremos melhorias no atendimento para catarata e mapeamento de retina. Quanto mais unidades básicas temos, menos pessoas procuram a urgência e a emergência”, apontou.

O parlamentar e ex-gestor de Unidade Básica de Saúde, Michel Figueredo (Patriota) declarou que entende as dificuldades e os obstáculos enfrentados por quem atua na saúde e reforçou a necessidade de padronizar o atendimento.


“Quando falamos de Unidade Básica de Saúde falamos de prevenção, defendo a padronização no atendimento para que possamos reduzir os problemas no atendimento”, disse Michel.

A Moção de Apelo foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.



5 visualizações
bottom of page