top of page

Rede municipal retoma aulas presenciais na quarta-feira, 4/8



A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, definiu o calendário de retorno presencial dos estudantes às aulas da rede municipal de ensino. Este retorno para o segundo semestre do ano letivo será feito de forma gradual e ocorrerá a partir de 4 de agosto, após um ano e quatro meses de aulas suspensas devido à pandemia da covid-19.

As escolas funcionarão inicialmente com 50% da capacidade, obedecendo todos os protocolos de segurança da Vigilância Sanitária e normativas do Ministério da Educação.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, explicou que, inicialmente, cabe aos pais decidirem se os filhos retornarão ou não à escola e adiantou que o retorno será desafiador. “Muitos pais têm nos procurado, preocupados com o comportamento das crianças e a preocupação pedagógica e já nos preparamos para acompanhar e suprir esses desafios”, explicou.

Nas escolas municipais, o retorno presencial acontece no momento em que todos os professores e funcionários da educação escolar já estão vacinados com a segunda dose. Além disso estão preparados para receber e orientar os alunos sobre os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, salienta que todas as unidades escolares seguem orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPIs como álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscara, além da sanitização frequente dos ambientes.

“A pandemia exigiu uma nova metodologia de ensino que resultou na implementação da plataforma digital ‘Escola em Casa’, bem como os cadernos de atividades aos educandos que não tinham acesso à internet, ao mesmo tempo os professores se reinventaram com a utilização das novas tecnologias, dessa maneira garantiram o atendimento aos nossos estudantes com muito comprometimento”, completou Piteri.




ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO Para que tudo ocorra de forma bem organizada, as turmas da Educação Infantil (Creche e EMEI) e do Ensino Fundamental I / EJA foram divididas em 50% da capacidade da sala de aula, dessa maneira os alunos frequentarão a escola presencialmente um dia sim outro não, com horário escalonado de entrada e de saída. Esta alternância de horários ocorrerá no mês de agosto, conforme cronograma que segue.






7 visualizações
bottom of page