top of page

Reverendo Cylas Rissardi recebe Cartão de Prata na Câmara Municipal



Vereador Pastor Paulo Júnior homenageou Cylas pelos 60 anos de atuação na Igreja Presbiteriana Independente

A Câmara Municipal de Osasco concedeu Cartão de Prata, na noite desta segunda-feira (26), ao Reverendo Cylas Rissardi, de 88 anos, pelos relevantes serviços prestados e pelos 60 anos de atuação na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, surgida em 1903.

A propositura foi de iniciativa do vereador Paulo Júnior (PP), iniciada ainda na legislatura passada, no ano de 2022. Presidida pelo vereador, a Sessão Solene foi secretariada por Marcos Arruda, diretor da Escola do Parlamento. “Quero aqui fazer uma justa homenagem ao homem que sua conduta, além de ser ilibada é também inspiradora, Reverendo Cylas Rissardi”, disse o Vereador.




Ele explicou ao público presente o quanto é grande o relacionamento entre a sua família e a Igreja Presbiteriana Independente. “Meu pai, o Pastor Paulo, nasceu na cidade de Lins, de uma origem muito simples, a minha avó com o esposo e os filhos mais velhos que o meu pai, frequentava a Igreja Presbiteriana Independente e a esposa do prefeito da época fazia parte daquela membresia local, quando meu pai nasce, ela pede para os pais, se ela poderia dar o nome à criança, e a minha avó simples disse que tudo bem, e logo perguntou: qual o nome que você gostaria de dar? – Gostaria de dar o nome de Paulo e em virtude ela agraciou a família com um ano de leite e um belo enxoval que meu pai conta a história até hoje, eles têm esta história com a Igreja Presbiteriana Independente”, contou o Vereador Paulo Júnior.




Um dos filhos do homenageado, Arthur Rissardi, agradeceu a homenagem em nome da família. “Meu pai nasceu aqui e sempre teve muito orgulho em ser osasquense. Nesta cidade, ele fez muitos amigos em seus 88 anos de vida. Devemos imitar esses bons relacionamentos”, disse.





O pastor Márcio Moraes, da IPI, também fez uso da tribuna para falar sobre o reverendo. “Quando cheguei em Osasco, foi o Cylas quem me recebeu e me acolheu na cidade nova”.



Gerson Lacerda, sobrinho de Cylas, comentou sobre a relação familiar. “Quando meu pai faleceu, foi ele quem cuidou de mim e de meus irmãos. Ele foi como um irmão mais velho para nós”, disse ele, num depoimento emocionado.

Felipe Rissardi, neto do reverendo, falou sobre como muitos amigos do reverendo estarem na plateia era motivo de alegria para a família. “Colegas, ex-alunos, colegas de Igreja Presbiteriana, é muito bom ver aqui tanta gente querida pelo meu avô”.



"Quero cumprimentar o vereador Paulo Júnior pela homenagem ao reverendo Cylas Rissardi, que conta com 60 anos de atividade religiosa e já foi professor de Filosofia e Matemática”, disse Arruda, ao fazer uso da Tribuna.



Paulo Júnior, proponente da honraria, falou da sua relação com a IPI e com o reverendo Cylas: “A minha história diretamente com o Reverendo Sylas Rissardi, foi quando ele era Secretário de Governo do então Prefeito Silas Bortolosso e na época estava caminhando com muita dificuldade com o jornal Folha Evangélica, que no final deste ano irá completar 30 anos e ele fez a ponte para termos anúncios no jornal da nossa comunidade, e ali foi o primeiro contato e depois fomos nos aproximando através do Reverendo Jairo Camilo. Quando estive em uma comemoração em Altino, Felipe disse que seu avô iria completar 60 anos de ordenação pastoral, e vejo hoje como tem sido difícil para muitos exercendo o ministério pastoral assim como iniciou o seu chamado que Deus continue usando o senhor Reverendo para ser este baluarte de Osasco, da Igreja Evangélica de Osasco e também da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil continue sendo instrumento Dele, porque a bíblia diz: que na velhice todos nós daríamos frutos, e assim como em Jeremias fala no capitulo 3 versículo 15, e vos darei pastores segundo o meu coração e voz apascente com inteligência e entendimento e quero agradecer a todos os presente e que a vida do nosso amigo estimado pastor possa ser um exemplo para todos nós para que continuemos olhando para Cristo o Autor e Consumador da nossa Fé, porque a nossa viva esperança e lutamos por ela pela coroa real salvador, que Deus abençoe a todos em nome de Jesus”, diz o parlamentar.

Ao final da solenidade, o homenageado fez uso da tribuna. “Todas as minhas experiências pastorais foram importantes. Osasco foi muito importante na minha vida, trabalhei em diversas gestões desta prefeitura. Também quero agradecer ao apoio da minha esposa, filhos, genros, noras, netos e bisnetos”.



Comments


bottom of page