top of page

Ribamar Silva quer treinamento de primeiros socorros para pais de recém-nascidos



Antes de solicitar o licenciamento para se dedicar à campanha de deputado federal, o então Presidente da Câmara Municipal de Osasco, Ribamar Silva (PSD) apresentou o Projeto de lei que prevê a obrigatoriedade em hospitais e maternidades públicas e privadas de Osasco, a orientação e treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita em recém-nascidos.

“Parece ser um detalhe simples, mas essas orientações salvam vidas. É muito comum os hospitais receberem casos de bebês engasgados. Com esse treinamento, os pais poderão fazer os primeiros socorros antes mesmo da emergência chegar ao local”, explica Ribamar.

A propositura prevê ainda que as orientações sejam ministradas pelos enfermeiros antes da alta do recém-nascido e que os pais participem da capacitação oferecida pelo hospital.

E cabe a unidade de saúde informar os aos pais sobre a existência e disponibilidade do treinamento desde o momento que entram no hospital. A orientação poderá ser realizada individualmente ou em turmas.

O projeto tramita pelas comissões permanentes da Casa de Leis e deverá entrar para votação em plenário nos próximos dias.

bottom of page