Recomenda-se a dose de reforço (3ª aplicação) após quatro meses da segunda dose
De acordo com o Ministério da Saúde, que autorizou na última sexta-feira (27) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, a Secretaria de Saúde da cidade iniciou nesta segunda-feira (30), a imunização para o grupo mencionado.
A ação ocorrerá em todas as UBSs, de segunda a sexta, das 09h às 16h. Para completar o esquema vacinal deste público, serão utilizados os imunizantes Pfizer e Coronavac, conforme aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dependendo da disponibilidade de cada Unidade Básica de Saúde.
A dose de reforço deve ser aplicada após 4 meses do recebimento da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes, gestantes e puérperas. No entanto, no caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deverá ser utilizada.
Segundo a nota técnica, a decisão levou em consideração a “observação de segurança de países que recomendaram a dose de reforço para a população nesta faixa etária, bem como o cenário epidemiológico em relação aos casos de Covid-19, além das evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante Ômicron.”
Comments