top of page

Santana de Parnaíba reduz em quase 42% os casos de violência doméstica e realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre servidores e munícipes, de diversas idades e etnias
O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre servidores e munícipes, de diversas idades e etnias
Com fortes investimentos em segurança pública, a cidade conquista excelentes resultados na redução da violência e promove um histórico evento para discutir igualdade de gênero e direitos das mulheres

Santana de Parnaíba, reconhecida diversas vezes como a cidade mais segura do Brasil e da Região Metropolitana de São Paulo, segue mantendo essa posição de destaque. A segurança no município se fortaleceu ainda mais com os investimentos contínuos da prefeitura, resultando em uma significativa redução na criminalidade e em uma impressionante queda de quase 42% nos índices de violência doméstica. 


ree

O mais recente levantamento do Infocrim, divulgado em julho de 2025, mostrou que, em comparação com os primeiros seis meses de 2024, a cidade teve uma redução de 41,79% nos casos de violência doméstica. Este avanço é reflexo de um trabalho contínuo e coordenado, que envolve desde ações de prevenção até o apoio efetivo às vítimas. 

Além dos resultados positivos em segurança, a cidade também se destacou ao realizar, na última quarta-feira (23/7), um evento histórico para as mulheres de Santana de Parnaíba. A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, promovida pela Secretaria da Mulher e da Família, reuniu centenas de participantes na Arena de Eventos, no bairro Campo da Vila, com o intuito de discutir temas essenciais para a promoção da igualdade de gênero. 


ree

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas!”, a conferência foi um espaço crucial de escuta e diálogo. A programação começou cedo, com credenciamento e uma abertura solene que reuniu autoridades e lideranças femininas. Em seguida, uma palestra magna abordou os seis eixos temáticos centrais, como participação política, equidade salarial, combate à violência, sustentabilidade, educação não sexista e saúde integral da mulher. 

No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir cada eixo e elaborar propostas específicas para o município. Essas propostas foram então apresentadas, debatidas e aprovadas em plenária, culminando na eleição das delegadas que representarão Santana de Parnaíba nas próximas etapas regionais e estaduais da conferência. Foram eleitas as munícipes Maria José Martins Fernandes Coelho, Márcia Maria Creolandes e Maria Lúcia Pereira da Silva, além da primeira-dama Selma Oliveira Cezar, que serão as representantes em fóruns estaduais e, eventualmente, federais. 

A secretária da Mulher e da Família ressaltou a relevância do evento, afirmando que foi um passo fundamental para garantir que as vozes das mulheres de Santana de Parnaíba sejam ouvidas e respeitadas. O encerramento, às 17h, foi marcado por um clima de entusiasmo e esperança, com o compromisso de que as propostas construídas coletivamente serão implementadas com seriedade e responsabilidade.


Fotos / Texto - SECOM - Santana de Parnaíba


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
  • Facebook ícone social
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page