top of page

Secretaria de Saúde realiza campanha paradiagnóstico precoce de tuberculose


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco realiza até 29 de setembro campanha para intensificar a busca ativa de sintomáticos respiratórios: pessoas que apresentam tosse por duas semanas ou mais e que necessitam de investigação para tuberculose. Essas pessoas também podem apresentar outros sinais e sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A busca ativa será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. Esta é a segunda fase da campanha, realizada anualmente em todo o Estado de São Paulo, e visa diagnosticar precocemente a doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar. Ela geralmente afeta os pulmões, mas qualquer órgão pode estar envolvido.

Os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; suor excessivo à noite; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza, e prostração.

A tuberculose tem cura, desde que o paciente siga as orientações do médico.

Quando ele abandona o tratamento por conta própria, abre-se a possibilidade do surgimento de bactérias resistentes aos medicamentos, o que pode levar o indivíduo a óbito.

Serviço

Campanha para diagnóstico precoce de tuberculose. Até 29/9

Local: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal de Osasco


bottom of page