top of page

Tande comanda abertura de festejos de emancipação da cidade



A Prefeitura de Osasco realizou na segunda-feira, 11/02, cerimônia a altura da história de Osasco durante o lançamento do calendário de festividades dos 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade, celebrado no dia 19 deste mês. O evento, que contou com palestra do medalhista olímpico Tande aconteceu no Teatro Municipal Glória Giglio. O prefeito Rogério Lins e a primeira-dama Aline Lins recepcionaram os convidados, entre os quais o presidente da Ordem dos Emancipadores, José Geraldo Setter, empresários, representantes de organizações sociais e demais autoridades.

O ex-jogador de vôlei proferiu palestra na abertura da cerimônia, cujo tema foi a superação como forma de alcançar o protagonismo. “Às vezes deixamos de ser protagonistas porque não acreditamos em nosso potencial. A gente tem de estar o tempo todo se reiventando. Osasco é uma cidade de vencedores e se tornou o que é hoje porque no passado houve quem acreditasse que um sonho poderia virar realidade”, disse, para uma plateia atenta a cada detalhe do discurso.

José Setter era um desses sonhadores e, em 1953, juntou-se aos que já haviam iniciado as primeiras discussões em torno da emancipação, em março de 1947. “Na década de 1940, Osasco já tinha uma boa quantidade de indústrias, arrecadava bem, mas tinha pouco retorno em investimentos. Era um bairro pobre e esquecido de São Paulo. Hoje, a cidade é o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e o sexto do país. Não fosse a emancipação, provavelmente ainda estaríamos abandonados.”

Durante a cerimônia, foram apresentados dois vídeos institucionais, um deles retratando parte da história da cidade e, em outro, Rogério Lins apresentou projetos desenvolvidos pela atual gestão nos dois últimos anos e outros em execução nas áreas de infraestrutura urbana, meio ambiente, esportes, saúde e educação, como canalização de córregos, reforma de unidades de saúde, implantação de pediatra 24 horas em Unidades de Pronto Antedimento (UPA), entrega de duas creches ano passado (outras oito estão em construção e serão entregues nos próximos meses), e reforma de campos de futebol com instalação de gramado sintético, entre outras ações.

“Sem esses emancipadores, Osasco não teria deixado de ser um bairro de São Paulo. Graças a eles, nossa cidade é hoje uma das maiores do país. Assim como os emancipadores fizeram no passado, creio que a maior virtude de um governante é trabalhar pelas pessoas. Um dia quero ser lembrado como alguém que fez isso”, disse o chefe do Executivo, que recebeu de Tande uma réplica da primeira medalha de ouro olímpica obtida pela Seleção Brasileira masculina em 1992, em Barcelona.

Entre os eventos programados no calendário de festejos estão a inauguração do novo Serviço de Acolhimento Institucional, no Jardim Rochdale (alas masculina e feminina, com espaço pet e para carrocinhas, além de ser o primeiro a receber famílias em situação de rua), entrega da reforma da creche Hermínia Lopes Barreto (Quitaúna) e das praças Tsu, Osasco Di Itália, e Rotary, além da inauguração de duas novas creches: Jardim Roberto I e Jardim Roberto II.

A programação completa das atividades pode ser acompanhada e compartilhada pelo www.57anos.osasco.sp.gov.br


OSASCO 360

Ainda durante o evento de lançamento da programação especial de aniversário, a prefeitura apresentou o projeto Osasco 360, uma plataforma on line que possibilitará ao cidadão acompanhar todos os investimentos da administração, além de fazer pesquisas sobre duração de contratos, valores e investimentos por áreas.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço eletrônico: www.visao360.osasco.sp.gov.br



27 visualizações
bottom of page