top of page

Vereador Zé Carlos Santa Maria luta pela qualidade de vida da população


Parlamentar osasquense já foi líder comunitário e conhece as necessidades do povo. Seu trabalho é voltado para ações que tragam melhorias

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Osasco, o vereador Zé Carlos Santa Maria (Patriotas) já pode destacar conquistas importantes e melhorias na região que representa. Em entrevista à Gazeta Evangélica ele afirma que tem muito trabalho pelo frente, sempre buscando solução as reivindicações de quem mais precisa do poder público.

“Uma das nossas primeiras ações foram as obras na Rua Raquel de Queiróz. Onde só havia mato, ratos e cobras, nós transformamos em pista de caminhada com 17 pontos de iluminação com lâmpadas de LED”. Zé Carlos lembra que aquela região inteira (1º de Maio, Recanto das Rosas, Santa Maria e Jd. Conceição) já foi contemplada em 100% pela modernização do sistema de iluminação pública através da instalação de luminárias em LED.

A pavimentação da Rua Horácio Manley Lane é outra vitória do vereador Zé Carlos Santa Maria. “Na ocasião havia uma empresa com aproximadamente 60 funcionários e todos reclamavam ao chegar ao trabalho sujos de barro, haja vista que, na referida rua não havia asfalto. Esse problema já durava muitos anos e com quatro meses de mandato conseguimos realizar a obra de pavimentação asfáltica para atender as necessidades dos trabalhadores e moradores do local”.

Outra Conquista é a reforma da Escola Messias Gonçalves. “Disponibilizei os recursos da minha Emenda Parlamentar para subsidiar a reforma da unidade escolar Messias Gonçalves, que desde sua construção não passou por nenhuma benfeitoria e precisava urgente de adequações para atender a demanda, haja vista o crescimento populacional do bairro.

Já no Parque Ecológico do Santa Maria, o vereador Zé Carlos resolveu um medo da vizinhança. “Tiramos do parque a presença dos dependentes químicos, situação que assustava as famílias, e junto com o Poder Executivo realizamos no local os serviços de limpeza, manutenção e conservação. A equipe do parque, hoje, trabalha com amor, carinho e respeito pelos cidadãos”.


Futura UBS e um centro esportivo

O vereador Zé Carlos Santa Maria reconhece que ainda tem muito trabalho a ser feito na região. “Nós já estamos entrando no fundo da Comunidade do Limite, que fica na divisa do Santa Maria com o 1º de Maio. Quando assumi a função de vereador, a água estava entrando nas casas dos moradores há 10 anos. Conseguimos em parceria com a Concessionária CCR, viabilizar a construção de uma galeria que irá proporcionar qualidade de vida aos moradores em 80%, com a fé que tenho em Deus! Vamos trabalhar para que a Prefeitura possa canalizar o córrego ali existente o quanto antes. Até o final do meu mandato quero ver o ‘Limite’ todo arrumado”, ressaltou.

Bastante entusiasmado, o vereador Zé Carlos Santa Maria anuncia futuras conquistas para os moradores. “Outra obra que precisamos fazer urgente, que inclusive já está com projeto pronto e aprovado pelo prefeito, é a UBS que será construída ao lado da creche do Santa Maria. Outra obra importante que irá acontecer para tirar as crianças da rua e incentivar as práticas esportivas, é a criação do Centro Esportivo do Santa Maria, que também está em fase de elaboração do projeto na Secretaria de Planejamento e Gestão. A previsão é de um espaço com grama sintética, pista de skate, arquibancada, vestiários com chuveiros”.

Zé Carlos quer ainda um portal na entrada do Santa Maria. “Queremos plantar duas palmeiras para embelezar a entrada do bairro, bem como uma placa de “boas-vindas”. Essa placa, à noite, estará iluminada. Só houve um atraso, porque estamos esperando terminar uma obra do Rodoanel.”, explica o vereador.

O parlamentar e morador do Santa Maria acredita que hoje o bairro é visto com mais respeito e quer fortalecer a sua parceria com a população. “A cidade não precisa de políticos de tapinhas nas costas, mas de políticos que resolvam os problemas. Os vereadores estão unidos com este propósito, é assim que hoje a Câmara Municipal de Osasco trabalha, é assim que somos empregados da cidade”, afirma.


INFÂNCIA POBRE E HUMILDE

José Carlos Ferreira Silva é seu nome de batismo, nasceu no estado de Minas Gerais, perdeu os pais muito cedo e ainda criança começou sua luta por uma vida digna e de respeito. “Passei muita fome no norte de Minas, trabalhando para fazendeiros. Eu saí de uma cidade do interior, bem pequenininha, com 14 anos, cheguei a São Paulo em fevereiro 1974. Naquele tempo não sabia nem assinar o nome, mas, graças a Deus, fui até o Clube Atlético Paulistano, que ficava na Rua Augusta, e falei com o chefe da limpeza, que fez minha ficha de emprego. Depois de três dias eu estava trabalhando e fiquei lá por dois anos”, recorda.

Zé Carlos Santa Maria trabalhou ainda como ajudante de garçom, depois virou garçom, mestre e gerente de restaurante. Por 22 anos foi presidente de associação de bairro. “Fui candidato em 2004, 2008, 2012, 2016 e em 2020, quando vencemos as eleições. Na primeira disputa, era só eu e Deus, distribuindo papel e falando a verdade para o povo, tivemos 1.142 votos. Na segunda campanha tivemos 1.895, na terceira 1.990, depois 2.502 e chegamos à Câmara com 2.745 votos”.

O vereador convida a população para acompanhar os trabalhos do Legislativo Municipal. “Na Câmara de Osasco estamos unidos e de mãos dadas para a cidade ser a melhor do país e vai ser com a fé que tenho em Deus. Só no ano passado, o Município de Osasco criou 100 mil empregos e este ano vamos criar muito mais. Tem muita obra para acontecer na cidade. Nós somos empregados de vocês”, finaliza.



49 visualizações
bottom of page