top of page

2023 foi o ano da inclusão digital e social em Osasco



Graças ao projeto "Conecta OZ", o ano de 2023 foi o da inclusão digital com a distribuição de notebooks para 24 mil alunos e docentes da rede municipal de ensino de Osasco. A Secretaria de Educação do município iniciou em maio, no Ginásio Esportivo Professor José Liberatti, em Presidente Altino, a entrega gradual aos alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.  

 

Os notebooks contam com extensor USB, modem para acesso à internet, fone de ouvido, mouse e fonte bivolt. Esses equipamentos permitirão o desenvolvimento de habilidades digitais e enriquecerão a experiência de aprendizagem.  

 

Com os computadores, os estudantes têm acesso a uma ampla variedade de ferramentas, conteúdos e jogos que complementam suas atividades em sala de aula. Os equipamentos contam com recursos inovadores, incluindo softwares de comunicação, ferramentas educacionais e soluções de apoio pedagógico.  

 

A iniciativa visa ampliar o ambiente educacional e potencializar a experiência de aprendizagem para alunos e professores. Também garante a disseminação e o uso efetivo da tecnologia para a educação, preparando os estudantes para o futuro digital. 

 

As escolas agora também são vigiadas por câmeras desde fevereiro por uma Central de Monitoramento ligada ao Centro de Operações Integradas (COI). Contam também com o botão de alerta “SOS Escola” que pode ser acionado por meio de aplicativo no celular por diretores e coordenadores escolares sempre que houver alguma tentativa de invasão às unidades.  

 

Na Educação, Osasco entregou unidades reformadas, como a Creche do Padroeira, a Emeief do Km 18 e a Emef José Veríssimo de Matos. A Prefeitura também deu início à construção da Creche e Centro Comunitário do Jardim Mutinga e a construção da Cemei do Jaguaribe.  

 

Saúde 

Osasco também teve avanços em outras áreas. Na Saúde, por exemplo, a Prefeitura construiu e entregou a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bonança, e reformou outras unidades, entre elas a UBS Anunciata de Lúcia, no Jardim Pestana. Também houve concurso público para a contratação de 390 médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e técnicos em farmácia. Em dezembro foi entregue a reforma do Pronto-Socorro Osmar Mesquita, no Jardim Helena Maria. 

 

Segurança 

Na Segurança Pública, houve a entrega de 15 veículos Chevrolet Spin e outros cinco Chevrolet Trailblazer zero quilômetro para a Guarda Civil Municipal (GCM), que também teve a contratação de novos guardas. 

  

Assistência Social 

A área também recebeu reforço com a entrega da Residência Inclusiva, uma unidade na Vila Campesina que oferta Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas de 18 a 60 anos com algum tipo de deficiência que requerem cuidados de terceiros ou que não contam com retaguarda familiar. Os assistidos moram na residência e recebem cuidados de uma equipe técnica composta por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e cuidadores. No Jardim Rochdale (zona Norte) foi entregue no começo do ano o primeiro Centro Dia da Pessoa com Deficiência. O local atende pessoas com idades entre 18 e 59 anos com todo tipo de deficiência.  

Outro serviço implantado em 2023 foi a Operação Altas Temperaturas, que prevê a distribuição de água, frutas e bonés para pessoas em situação de rua, além de assistência a seus pets, com água e ração, nos dias em que as temperaturas chegarem a 36 graus.  

 

Emprego e Renda 

Segunda maior economia do Estado, a cidade também gerou oportunidades de emprego e renda para centenas de famílias e abriu oportunidades para os desempregados com a criação do programa “passe emprego”, por meio do qual os candidatos a vagas de emprego cadastrados pelo Portal do Trabalhador recebem gratuitamente uma passagem de ida e outra de volta para entrevistas de emprego. O benefício também se aplica aos alunos que participam dos cursos de qualificação profissional da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre).  

 

 

Lazer 

Na área da recreação foram revitalizadas praças esportivas em diversos bairros, entre eles Munhoz Júnior e Rochdale. Neste último foi entregue a Praça de Esportes (Rua Santa Rita, s/nº), ao lado da Fábrica de Cultura. A obra faz parte do plano de urbanização do bairro, que inclui a canalização do Braço Morto do Rio Tietê, a construção de moradias populares, abertura de novas vias e implantação de áreas de lazer para os moradores da região. A Prefeitura também fez ampla reforma no Parque da Fito, no Km 18, no Parque Manoel Manzano (Metalúrgicos), Parque e Borboletário (Piratininga), Parque João Agostinho Bezerra (Bela Vista) com a instalação de novos equipamentos na área de playground e academia ao ar livre. Também reformou e ampliou o Complexo Aquático Domenico Spedalletti, no Km 18, e a pista de skate do Bela Vista, que ganhou novo piso, novas rampas para a galera dos esportes radicais. 

 

Habitação 

Na área da Habitação, ao longo do ano também foram entregues centenas de títulos de regularização fundiária. No Conjunto Habitacional Terra Esperança, no Jardim Marieta, por exemplo, foram 930 títulos, e outros 300 às famílias do Copromo, no Jardim Piratininga. No início de dezembro, a Secretaria de Habitação de Osasco iniciou a urbanização integrada do Morro do Sabão. De acordo com o projeto, as obras devem durar 12 meses e incluem a construção de 60 unidades habitacionais verticalizadas, entre outras ações. 

 

Ações Sociais 

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado, a Prefeitura inaugurou em meados de dezembro, no Portal D’Oeste (Rua Colinas do Oeste, s/nº), o Centro de Qualificação Profissional. No loca, onde antes funcionava a Casa de Cultura, serão oferecidos gratuitamente à população cursos de qualificação profissional aplicados pelo Centro Paula Souza, que comanda as Etecs e Fatecs, por meio de convênio com Sebrae e Senac.  

 

Os cursos disponíveis são: gastronomia (auxiliar de cozinha e confeitaria); informática; moda e arte (artesanato, cartonagem, costureiro e panificação); administração e empreendedorismo (auxiliar administrativo). As inscrições podem ser feitas no portal do Fundo Social do Estado (cursofussp@sp.gov.br). As aulas serão iniciadas dia 20 de fevereiro de 2024, com carga horária variando entre 20h, 60h, e 80h, de acordo com o curso escolhido.  

 

A Escola de Qualificação Profissional fica ao lado da Praça da Cidadania, área de cerca de 2 mil m² com quadra esportiva, academia ao ar livre, parque infantil, pista de skate e área de jogos. 

0 visualização
bottom of page