top of page

Carmônio Bastos apresenta principais planos para a Câmara de Osasco em 2023



O presidente da Câmara Municipal de Osasco, Carmônio Bastos, tem cumprido uma agenda intensa de entrevistas para apresentar o planejamento para sua administração no biênio 2023-2024.

Entre os principais pontos planejados pelo novo presidente é dar início à construção do novo prédio da Câmara Municipal no prazo de cinco meses, no mesmo lugar onde está o prédio original da Casa de Leis.

“O atual prédio está insalubre, tem apontamento da defesa civil é do TCE sobre a situação do prédio atual,temos muitas rachaduras, muitos problemas de estrutura que precisam ser resolvidas. Tínhamos o plano de construir em outro lugar, mas optamos por construir um prédio no mesmo lugar, com uma estrutura melhor. E a localização é privilegiada, na Avenida dos Autonomistas que facilitam o acesso da população”, comentou Carmônio Bastos, ao detalhar alguns pontos do projeto que inclui um novo plenário, sala para convenções, reuniões, com melhor estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos, pensando inclusive na possibilidade do aumento no número de legisladores no futuro.

Uma das preocupações do novo presidente é dar maior publicidade a atuação dos parlamentares, visto que mais de 80% dos projetos desenvolvidos na cidade passam pela aprovação da Câmara Municipal.

“A maior parte da população não sabe o papel importante da Câmara Municipal. Precisamos mostrar o trabalho de excelência que a câmara realiza. Sem a participação da Câmara a cidade não avança”, afirma o presidente da Câmara, ao reforçar que há uma visão distorcida do trabalho da Câmara. “Vamos mudar a forma como a Câmara é vista”.

A atual posição da cidade no ranking de melhores e mais desenvolvidas do país, incluindo o 7º melhor PIB, para Carmônio Bastos é possível com a participação da Câmara Municipal. “Somos uma equipe que vence no coletivo, mesmo com divergências, mas todos querem o bem da população e vamos continuar participando e sendo fundamentais nesse avanço”, declara Carmônio Bastos.

O papel da Câmara Municipal no avanço da cidade inclui a aprovação de projetos importantes, como a Anistia que deve ser votada nos próximos dias. “Vamos votar um pacote de benefícios para a população, será o projeto Avançar, que inclui a Anistia de dívidas junto ao município, anistiando ou permitindo parcelamentos. A Anistia é apenas um item desse pacote”, afirma o presidente da Casa de Leis.

Outra preocupação de Carmônio Bastos diz respeito a revisão das Leis Municipais,Há muitas leis obsoletas e outras que precisam passar por uma revisão”. Reforma do regimento interno e da Lei orgânica,A inclusão da Câmara no programa Osasco sem Papel também é um ponto de destaque, tornando a Câmara mais moderna e mais sustentável.

“Vamos deixar a Câmara mais moderna, digitalizar os processos, acabar com os gastos com papel. Esperamos que em 5 meses o processo esteja concluido”, esclarece Carmônio.

Natural de Pilão Arcado, no interior da Bahia, Carmônio Bastos há mais de 30 anos mora em Presidente Altino e tem uma admiração e amor pela cidade que o acolheu. “Aqui o dia a dia nos dá energia e por mais que o trabalho seja intenso a qualidade de vida é muito boa. Aqui é um pedacinho do Brasil que deu certo. Com um dos melhores gestores do país e uma Câmara Municipal muito atuante, muito preocupada com a cidade”, afirmou Carmônio.

“Ribamar Silva foi um presidente participativo, democrático, modelo de administração a seguir e juntar com o que temos de ideias. Ele mudou muito a visão que as pessoas tinham da Câmara, pelo menos 80% do sentimento ruim que tinham da Câmara acabou e os vereadores são vistos como autoridades da cidade. Vamos seguir o modelo que ele implantou que é bom, vamos implantar um pouco do que pensamos. Cada vereador da Mesa Diretora vai ter sua gestão, atuando com muita responsabilidade”, diz Carmônio.

Carmônio Bastos também falou sobre as questões de segurança enfrentadas pela cidade. “A segurança é essencialmente papel da polícia militar, mas algumas regiões da cidade como Presidente Altino é uma rota de fuga, é uma preocupação muito grande para aumentar a sensação de segurança”. Recentemente a Polícia Militar apresentou dados apontando a queda nos índices de criminalidade na cidade.

“Queremos deixar nossa marca registrada, uma marca do bem. Trabalhei 30 anos na iniciativa privada, antes de vir para o setor público e deixamos muitos legados na administração pública, como presidente da Liga de Futebol Amador de Osasco ou como Secretário de Esporte”, comentou Carmônio Bastos reforçando que a eficiência será um dos pontos principais de sua gestão à frente da Câmara Municipal. “Faremos um grande trabalho, em conjunto, na Presidência, com os vereadores, colaboradores, imprensa, população. Estamos Abertos para ouvir, para fazer o melhor e deixar nosso legado”, conclui Carmônio Bastos.

9 visualizações
bottom of page