top of page

COVID: Israel fechará suas fronteiras para estrangeiros devido à variante omicron



Israel está fechando suas portas para o mundo enquanto outros países confirmam seus primeiros casos da variante COVID-19 omicron. A tecnologia de rastreamento de telefone ajudará as autoridades a isolar aqueles expostos à nova variante


Israel anunciou no sábado que fecharia suas fronteiras para todos os estrangeiros, enquanto tenta impedir que o novo omicron COVID-19 “variante de preocupação” infecte seu povo.

O primeiro-ministro Naftali Bennett disse em um comunicado que, até a aprovação do governo, iria proibir viagens estrangeiras a Israel por 14 dias, tornando-se o primeiro país a tomar medidas tão drásticas.

As autoridades de saúde do país do Oriente Médio já confirmaram um caso da nova variante, considerada cerca de cinco vezes mais contagiosa do que a variante delta.

Existem outros sete casos suspeitos, todos em quarentena.

“Nossa hipótese de trabalho é que a variante já está em quase todos os países”, disse o ministro do Interior, Ayelet Shaked, à televisão israelense.

Ela acrescentou que especialistas em saúde confirmaram que “a vacina é eficaz, embora ainda não saibamos em que grau”.


Rastreamento de telefone para ajudar a rastrear casos

As autoridades usarão a tecnologia de rastreamento de telefone de contraterrorismo do Shin Bet para encontrar e isolar aqueles que podem ter sido expostos à nova variante.

Todos os israelenses que entrarem no país terão que ficar em quarentena, mesmo que estejam vacinados . As restrições entrarão em vigor à meia-noite entre domingo e segunda-feira.

Detectados pela primeira vez na África do Sul e em outros países da região, já foram encontrados casos na Alemanha, Reino Unido, Itália, Bélgica, Hong Kong e Holanda.

Mas, apesar do esforço para fechar Israel, os epidemiologistas dizem que as restrições às viagens podem ser tarde demais para impedir que o omicron se espalhe pelo mundo.

Os cientistas acreditam que pode levar semanas para entender completamente as mutações da variante e se as vacinas seriam eficazes no combate aos seus efeitos.

19 visualizações
bottom of page