Dia de Ações de Graças
- Notícias da Região
- 25 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. Por lá, a comemoração, que acontece na última quinta-feira de novembro, supera até mesmo o Natal e o Ano Novo. No Canadá, também, é outro feriado muito importante. Aqui no Brasil, a data não é muito popular. O que, afinal, se comemora no Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving? E por que não é celebrado da mesma forma no Brasil?
Dar graças
O Dia de Ação de Graças é uma tradição que vem da época de colônia inglesa e tem como objetivo principal relembrar e prestar gratidão por tudo que aconteceu no ano que se passou. Inicialmente, porém, a festa era uma oportunidade de celebrar o fim da colheita e "fazer oração por bênçãos para viagens seguras e vitórias militares".
O nome Thanksgiving vem da junção da palavra "obrigado/agradecimento" com o verbo "dar", representando a ação de dar graças por tudo aquilo que se foi feito durante o ano.
A data é celebrada nos Estados Unidos desde 1621. Colonos ingleses de Plymouth comemoraram uma boa colheita de milho e o fim de um período de frio rigoroso.
A inserção do celebração no calendário foi feita na Inglaterra, pelo Rei Henrique VIII. Com o tempo, entretanto, apenas os Estados Unidos, que foi colônia da Inglaterra por quase dois séculos, continuou com a tradição. No calendário americano, a data foi oficialmente incorporada aos feriados federais em 1863, pelo presidente Abraham Lincoln.
Atualmente, a Inglaterra não comemora o Dia de Ação de Graças com a mesma intensidade que os americanos. Na Inglaterra se dá preferência ao Festival da Colheita, que tem objetivo parecido, mas celebra a lua cheia mais próxima do equinócio de outono.
O que diz a tradição
Uma das tradições do Dia de Ações de Graças é dizer as razões pelas quais se é grato no ano. Uma oportunidade de refletir sobre o que passou e pedir prosperidade para o ano seguinte. É também um momento em que, historicamente, as famílias viajam para ficarem juntas e, de certa forma, dão início às celebrações de fim de ano, os chamados "holidays".
A tradição é que durante todo o dia sejam preparadas comidas especiais dessa data como peru, pão recheado, purê de batatas, nozes, cranberries e torta de abóbora e de maçã. O tom familiar do Thanksgiving faz com a celebração seja, em algumas regiões dos Estados Unidos, mais importante até mesmo que o Natal e o Ano Novo.
Grandes cidades ainda promovem passeatas com carros alegóricos, dançarinos e balões, que são transmitidas pela televisão. Uma das mais famosas é a de Nova York, em que a loja de departamentos Macy's, já há mais de 90 anos, percorre as ruas com celebridades, personagens infantis e shows de dança.
Dia de Ações de Graças Brasil
O principal motivo pela falta de comemoração acentuada do Dia de Ação de Graças no Brasil é justamente o mesmo que envolve a sua origem. Como o Brasil foi colonizado por Portugal, que tem sua tradição religiosa muito católica e não pela Inglaterra, onde as tradições religiosas são protestantes, no Brasil a maioria dos costumes e celebrações tem origem da cultura portuguesa, juntamente com as influências africanas e indígenas.
Ainda assim, mesmo que por aqui a comemoração não tenha todo esse protagonismo, a data foi regulamentada no calendário nacional em 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, o presidente Castello Branco definiu que a celebração seria feita no mesmo dia que nos Estados Unidos, ou seja, na quarta quinta-feira do mês de novembro. Portanto, em 2024 a comemoração deverá ocorrer em 28 de novembro.
No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é feriado e sua comemoração é, geralmente, restrita às famílias que professam religiões de origem protestantes. Dessa forma, a maioria dos brasileiros só conhece a data por meio das redes sociais ou pelos episódios de séries e filmes americanos que se passam nessa data. Como esquecer o clássico especial de Friends em que a Monica põe um peru de óculos escuros na cabeça?
Instituições como o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças trabalham para ampliar a conscientização sobre a data. O grupo busca há mais de 15 anos trabalhar para estimular na sociedade brasileira a cultura do agradecimento a Deus, às pessoas, às instituições e à Pátria.
Fonte: M&M Contabilidade de Igrejas, com informações do Guia do Estudante da Abril.
Comments