top of page

Grécia retira 19 mil pessoas de Rodes devido a incêndio fora de controle




Desse total, mais de 2 mil eram turistas foram evacuados; autoridades gregas classificam medidas como a maior operação de retirada em massa já realizada no país; ilha de Corfu também precisou retirar moradores e visitantes


Operadoras de turismo levaram mais de 2 mil turistas para casa nesta segunda-feira (24), enquanto incêndios florestais assolavam a ilha de Rodes, no que o governo grego disse ser a maior operação de retirada em massa já realizada no país.


Mais voos de repatriação devem ocorrer na segunda e terça-feira, já que os incêndios continuam fora de controle e a autoridade de Proteção Civil alertou que a ameaça de novos incêndios é alta em quase todas as partes da Grécia, atingida por uma onda de calor.


Os incêndios desde quarta-feira em Rodes forçaram 19 mil pessoas a deixarem suas casas e hotéis no fim de semana, enquanto um inferno atingiu resorts costeiros no sudeste da ilha. Um incêndio florestal também levou a desocupações e retiradas na ilha de Corfu.


Rhodes e Corfu estão entre os principais destinos da Grécia para turistas, principalmente do Reino Unido e da Alemanha.


“Nas próximas semanas, devemos estar em alerta constante. Estamos em guerra, vamos reconstruir o que perdemos, vamos indenizar os feridos”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, ao Parlamento.


“A crise climática já está aqui, ela se manifestará em todo o Mediterrâneo com maiores desastres.”

Depois de deixar hotéis e resorts, muitos turistas pernoitaram no piso do aeroporto de Rodes, à espera dos voos de repatriamento, o primeiro dos quais partiu durante a noite.

De domingo até às 15h (horário local) na segunda-feira, 2.115 turistas foram levados para casa, principalmente para o Reino Unido, Alemanha e Itália, em 17 voos, disse o Ministério dos Transportes grego. O porta-voz do governo Pavlos Marinakis descreveu a operação como a maior do tipo já realizada no país.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Andrew Mitchell, estimou que até 10 mil britânicos estavam na ilha.


Avião que combatia incêndio florestal na Grécia cai e explode com dois a bordo; veja vídeo



Um avião bombardeiro que combatia incêndios florestais na Grécia caiu em uma encosta, nesta terça-feira (25).

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, alertou sobre dias difíceis pela frente, com incêndios destruindo casas e forçando a retirada de milhares de turistas da ilha de Rodes.

A emissora estatal ERT mostrou imagens do avião jogando água sobre um incêndio e depois colidindo com uma encosta e explodindo em chamas. Veja o vídeo abaixo.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/aviao-que-combatia-incendio-florestal-na-grecia-cai-e-explode-com-dois-a-bordo-veja-video/


(Reportagem adicional de Karolina Tagaris, Renee Maltezou e Angeliki Koutantou em Atenas, Michele Kambas em Nicósia, Padraic Halpin em Dublin e Sarah Young em Londres).


7 visualizações
bottom of page