top of page

Mais de 5 mil pessoas participam da caminhada de conscientização contra o câncer em Parnaíba


Para conscientizar homens e mulheres da importância da prevenção ao câncer, este ano a Caminhada uniu o Outubro Rosa e o Novembro Azul

A edição deste ano da tradicional caminhada reuniu as campanhas Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata

“Juntos pela prevenção'', este foi o tema da caminhada para a conscientização e combate ao câncer de mama e câncer de próstata, que aconteceu no último sábado (15/10), nas ruas do Centro de Santana de Parnaíba. Unindo o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o evento contou com a presença de mais de 5 mil pessoas.

A caminhada ainda teve um viés solidário, já que os milhares de participantes ainda doaram alimentos não perecíveis em troca do kit caminhada. Os alimentos arrecadados foram destinados para o Fundo Social de Solidariedade.

A Secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, falou sobre a importância de tratar das duas campanhas em conjunto. “A mulher que se ama, que se cuida, ela também cuida de quem está do lado, e juntos fazemos uma família que pensa de forma preventiva em relação ao câncer de mama e ao câncer de próstata”, disse.

Já o prefeito Marcos Tonho, que fez questão de prestigiar o evento, ressaltou o apoio da prefeitura para as iniciativas de combate ao câncer. “É um mês voltado para a conscientização e prevenção ao câncer de mama na nossa cidade. Estamos nessa luta juntos e caminharemos até o final”, comentou.

Antes da caminhada, o público presente ainda participou de aulas de alongamento e ritmos. Na volta do percurso que passou pela Estrada dos Romeiros, Suzana Dias e Bartolomeu Bueno, aconteceram sorteios de vários brindes doados por comerciantes da cidade e secretários municipais.

A moradora do Jardim Parnaíba, Silvana da Silva, elogiou o trabalho realizado pela administração municipal. “Eu acho muito importante, as mulheres terem a consciência, não só as mulheres como também os homens, por isso, é admirável ver que a prefeitura se preocupa com essa pauta”, falou.

O ex-prefeito da cidade, Elvis Cezar, que teve a iniciativa de realizar a campanha em 2013, enfatizou a importância dos homens também terem um cuidado especial com a saúde. "Você, mulher, venha, faça o autoexame, faça a mamografia, mas você homem, participe, se cuide! Tenha uma medicina preventiva! Tenha uma vida em abundância!”, disse.

Ainda como parte das ações da campanha, durante todo o mês estão sendo realizadas, ações como palestras, lives e mutirão de mamografia com o intuito de incentivar homens e mulheres tenham informações sobre a doença e eventualmente tenham condições de detectar as doenças precocemente e, assim, aumentem as chances de recuperação.

3 visualizações
bottom of page