top of page

Maternidade de Santana de Parnaíba atinge marca histórica de 3 mil partos realizados



A unidade, que era um sonho dos parnaibanos, foi inaugurada em 2019 e em breve estará no Novo Hospital Municipal com 200 leitos

A última semana foi de grande alegria em Santana de Parnaíba, já que a maternidade municipal atingiu mais uma marca histórica com o nascimento do pequeno Ravi Miguel, o bebê número 3 mil nascido na unidade. Com 3,335 kg, o bebê nasceu de parto normal, às 16h43 da quarta-feira (09/03), fazendo a alegria dos pais Valter e Fabiana, moradores do bairro 120.

Para os parnaibanos o número é carregado de expressividade, já que até 2019, quando foi inaugurada a unidade, as gestantes do município tinham que se deslocar para outros municípios para a realização dos seus partos. A implantação do equipamento público, que conta com Centro de Parto Natural com atendimento humanizado, 21 leitos, uma Unidade de Cuidados Intensivos - UCI e tem capacidade para realizar até 180 partos por mês, é considerada a realização de um verdadeiro sonho para os moradores.

O primeiro nascimento registrado na maternidade aconteceu dois dias após a sua inauguração com a chegada de Théo Oliveira. Filho de Thiago Silva e Tamires Lima, o bebê veio ao mundo às 07h40 do dia 03 de agosto, com 49 centímetros e 3,260kg. A ocasião foi de muita alegria em toda a cidade e gerou uma enorme repercussão, em especial nas redes sociais onde milhares de pessoas da cidade comemoraram a conquista.

De lá pra cá, milhares de outras famílias já foram atendidas pela unidade, atingindo uma média de 96,7 partos por mês, o que é equivalente a mais de 3 partos por dia. Deste total, 2.036 partos foram normais e outros 989 foram cesáreas.

Para ampliar e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados às famílias da cidade, a prefeitura está trabalhando de forma incessante para entregar o Novo Hospital e Maternidade da cidade. Com uma moderna e completa estrutura, a ala destinada a aos cuidados obstétricos será mais ampla que a atual, terá um layout voltado a oferecer um melhor desempenho no acompanhamento das mamães, além de contar com aparelhos para a execução de partos de maior complexidade.

4 visualizações
bottom of page