top of page

Paulo César Baruk lança o acústico “Sê Valente”, single do projeto “Louvor à Luz da Lua"

 


Uma nova versão da música, com pulsação rítmica forte, um convite à introspecção.

 

Não raras vezes podemos nos sentir sozinhos e amedrontados, necessitados de uma voz amiga a nos dar acolhimento e direção que sossegue nossa alma e nos faça descansar. Abordando o tema medo e paz, acolhimento e encorajamento, Paulo César Baruk lança, pela Uni Records, mais uma linda canção do projeto Luau Baruk 2023, intitulado “Louvor à Luz da Lua". Uma canção no estilo pop leve acústico, que surpreende com sua leveza e personalidade.

 


A composição de Marcos Almeida ganhou uma nova versão no Luau. Baruk conta que, ao construir um repertório para um projeto, ele esquadrinha o seu coração buscando músicas que o tem marcado ao longo dos últimos meses ou anos. Ele é m profundo admirador das canções de Marcos Almeida, de como ele “compõe com tanta poesia e habilidade para ‘brincar’ com as palavras. E a canção ‘Sê Valente’, traz elementos que, geralmente no cenário gospel, não cabem na mesma canção. Ao mesmo tempo, ela tem pulsação rítmica forte, um convite à introspecção. A partir da matéria-prima, que são as lutas da vida, esta canção tem propostas condizentes com que o texto bíblico vai nos dizer (Josué 1.9)”. Baruk acrescenta que esta é uma canção de muita riqueza e importância na carreira do autor, “mesmo assim, generoso e gentil como sempre, Marcos teve a bondade de nos liberar a canção ‘Sê Valente’, de modo que pudemos inclui-la no repertório do ‘Louvor à Luz da Lua’ – primeira edição.”


Marcos Almeida participou da canção “Bondade de Deus”, que também faz parte do projeto Luau. Baruk fala sobre a amizade entre eles e reforça que sempre admirou Marcos especialmente por suas composições e pela sua singularidade na interpretação, “com uma voz muito marcante”. A amizade entre os dois se deu de maneira mais efetiva no período em que Marcos veio morar com a sua família em São Paulo (SP). Durante certo tempo, eles se encontravam na comunidade de fé, aos domingos. Com amigos em comum, como o pastor Davi Lago, “um amigo muito amado tanto por mim quanto pelo Marcos Almeida”, eles se encontravam também para alguns cafés. Além dos vários contatos virtuais, Baruk já recebeu Marcos e sua esposa, Débora, muitas vezes em sua casa, do mesmo modo que ele e a esposa, Rebecca, já foram recebidos pelo casal.  Baruk afirma que eles não têm maior proximidade hoje devido à distância geográfica, pois “eles estão no Espírito Santo e nós, em São Paulo. Contudo, em nosso coração há um espaço reservado para esta família querida. O nosso desejo é encontrá-los sempre que possível”.

 

Especialmente neste single, a vibração das pessoas foi algo muito marcante para Baruk, um momento de maior expressão de gratidão “não somente da minha parte, mas de todos que estavam ali”. Ele diz que foi um desafio cantar “Sê Valente” com o compositor Marcos Almeida presente ali. “Estrategicamente, optamos por convidá-lo para outra música, ‘A Bondade de Deus’, que ele cantou lindamente. Marcos estava lá conosco, apoiando e, acredito, curtindo também a forma como desenvolvemos o arranjo para a canção”, declara Baruk.

 

O cantor e compositor deixa uma mensagem muito especial ao público sobre mais um belo projeto do Luau Baruk 2023: “Em meu coração, existe uma forma muito clara tanto dizer ‘Sê Valente’ para alguém quanto de escutar isso de outrem. Entendo que, pela nossa fé e entrega a Deus, essa voz é a dEle ecoando por nosso intermédio. O Senhor nos diz para sermos valentes, sim, para, na dependência dEle, lutarmos a cada novo dia, encarando com fé toda e qualquer adversidade que vier. Além disso, o ser valente significa viver o tempo correto de cada coisa, do seu propósito: descansar ou dar um passo atrás quando necessário, oferecer a outra face e perdoar sempre. Entendo que, no imaginário popular, ser valente sempre significa dar um passo à frente, arriscar de novo. Compreendo um sentido mais abrangente para esse imperativo, então, ser valente para aquilo que é mais íntimo a cada um. Na vida de Cristo, existem inúmeras demonstrações de valentia. Jesus foi valente sempre, principalmente quando estava na cruz do Calvário e, diante de toda aquela injusta humilhação, à qual Ele mesmo se entregou por amor a nós, ‘Jesus olha para os céus e fala com Deus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem’ (Lucas 23.34). Assim, a mensagem desta canção faz sentido para mim numa contracultura ou na cultura, no solo da cultura, do Evangelho puro, simples e poderoso como Ele é.  Eu creio que, neste mundo que carece tanto de amor, essa voz nos interpela para dizer ‘Sê Valente’ para amar.

Assista ao videoclipe da canção “Sê Valente”: https://www.youtube.com/watch?v=ydWEDlSlVeM

 

Ouça a canção “Sê Valente via streaming. Aproveite para adicionar as canções de Paulo César Baruk à sua playlist: https://ada.lnk.to/sevalente

 

 

5 visualizações
bottom of page