top of page

EMEB Monteiro Lobato recebe a Feira do Livro - Dia da Leitura



A ação é resultado de uma parceria entre as Secretarias da Educação e Cultura de Jandira

No último sábado (22), a escola municipal Monteiro Lobato, localizada no Jardim Nossa Senhora de Fátima (Jandira-SP), abriu as portas para receber o projeto “Feira do Livro - Dia da Leitura”. A ação aconteceu das 09h às 16h e teve como intuito estimular as crianças, jovens e adultos presentes sobre a importância da leitura e como ela tem o poder de transformar vidas.

O evento contou com palestras, apresentações, sorteios, espaços para leitura, obras de arte que integraram o cenário, dinâmicas e distribuição gratuita de até dois livros por criança.

O Dia da Leitura contou com a presença do escritor jandirense Genaro Gonçalves, que compartilhou suas experiências e dificuldades em relação aos estudos, mensagem que buscou incentivar as futuras gerações que ali encontravam-se sobre o poder transformador da leitura e escrita. Também houve a apresentação da intérprete Alice Paiva, ex-aluna da EMEB, que apresentou o conto “Chapeuzinho Vermelho'', em libras.

Para complementar a feira do livro, o jovem fotógrafo autista Nicolas Brito, de apenas 24 anos, também contou sua história de superação. Na ocasião, ele proporcionou uma palestra que abordou temas voltados para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que foi uma oportunidade única para troca de informações entre os pais referente ao assunto.

Quando questionada sobre a importância dessas ações na vida das crianças, a coordenadora pedagógica Viviane Olímpia afirmou que “é um incentivo a leitura, além de proporcionar uma maior participação da comunidade na escola e as crianças gostaram muito”.

A Secretaria da Educação compreende a importância de ações que envolvam a presença das famílias nas escolas e que estimulem as crianças, de forma descontraída, a entenderem o valor do conhecimento. Por essa razão, ela tem promovido propostas como essa, realizada na EMEB Monteiro Lobato.

Ressalta-se que o projeto em questão foi contemplado pelo Edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Jandira 2022, com fomento da Secretaria de Cultura e Turismo de Jandira.



0 visualização

Comments


bottom of page